Prefeitura desenvolve ações e estratégias voltadas à população em situação de rua

Saúde
16/08/2021 15h31
Início > Noticias > 91892

A data de 19 de agosto é marcada como o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, mas, ao longo de todo o ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, desenvolve ações e estratégias de cuidado dessa população mais vulnerável. Além de utilizar os equipamentos de saúde, o trabalho também é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. 

Na área da Saúde, o Município oferta serviços do Consultório na Rua e do Projeto Redução de Danos. As ações realizadas pela equipe do Consultório na Rua acontecem de maneira integrada e compartilhada com a Rede de Atenção Básica (Reap) e nos demais centros de atenção em Saúde, a exemplo dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e serviços de urgências e emergência.

“Para inserir essa população mais vulnerável nos serviços de saúde realizamos busca ativa no território, bem como atendimentos in loco, de acordo com as demandas existentes, seguindo um plano de cuidado individualizado. A equipe trabalha na perspectiva da prevenção e promoção à saúde, promovendo atividades educativas de saúde em praças, Unidades de acolhimento, Unidades Básicas e qualquer outro lugar oportuno, incentivando a autonomia, auxiliando no processo de resgate à autoestima e reforçando o processo de tomada de decisão para reinserção social, construção de cidadania e garantia de direitos”, explica a coordenadora do Consultório na Rua, Jayane Trindade. 

As ações são executadas conforme planejamento semanal, que foi ampliado com a pandemia, diante da necessidade de uma maior oferta de cuidado. Foram incluídas ações de testagem, entrega de kits de higienização, além do rastreamento de pessoas sintomáticas e do mapeamento epidemiológico nos abrigos emergenciais criados nesse período. 

“Para as pessoas que necessitam de isolamento, se enquadrando como caso suspeito ou confirmado, a cada 48h fazemos o monitoramento para acompanhar o quadro de saúde. Outra ação importante voltada para a população em situação de rua e que conta com o apoio do Projeto Redução de Danos é a vacinação contra a covid-19. Já foram 418 pessoas contempladas nessa vacinação”, ressaltou Jayane. 

Rede assistencial
Além do Consultório na Rua e Projeto Redução de Danos (serviços ofertados pela Secretaria Municipal da Saúde), a população em situação de rua recebe assistência do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) e do Serviço Especializado em Abordagem Social (ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social).
 
Mesmo realizando o trabalho de forma itinerante, o Consultório na Rua tem sua sede administrativa na Unidade Básica de Saúde Maria do Céu, e o Projeto Redução de Danos tem como ponto de apoio o Caps AD III Primavera. 

O Serviço Especializado em Abordagem Social atua de forma itinerante e o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) fica localizado na rua Laranjeiras , 984. O trabalho nos dois centros é realizado pelas equipes da Assistência Social. 

Programação 
Para marcar o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, a Secretaria Municipal da Saúde desenvolverá ações voltadas para esse público no decorrer desta semana. Confira a programação: 

Dia 17 às 9h no Caps AD Vida
- Pega a visão da rua: papo sobre o dia 19 de Agosto e a luta da população de rua (música e teatro do oprimido) 
Responsáveis: Consultório da Rua, Projeto Redução de Danos e Movimento Nacional da População em situação de Rua de Aracaju/SE

Dia 18 às 14h30 na área atrás do Mercado Central
- Saúde na rua: papo sobre saúde bucal 
Responsáveis: Consultório da Rua, Projeto Redução de Danos e Caps AD Primavera
 
Dia 19 às 9h no Abrigo Freitas Brandão
- Pega a visão da rua: papo sobre o dia 19 de agosto e a luta da população de rua (música e teatro do oprimido)
Responsáveis: Consultório da Rua, Projeto Redução de Danos e Movimento Nacional da População em situação de Rua de Aracaju/SE e Caps AD Primavera 
 
Dia 19 às 15h no Centro 
- Cultural na Praça Camerino. 
Responsável pelo evento: Movimento Nacional da População em situação de Rua de Aracaju/SE 

Dia 20 às 9h no Caps AD Primavera
- Pega a visão da rua: papo sobre o dia 19 de agosto e a luta da população de rua (música, teatro do oprimido) 
Responsáveis: Consultório da Rua, Projeto Redução de Danos e Movimento Nacional da População em situação de Rua de Aracaju/SE e Caps AD Primavera