Prefeitura conclui mais uma oficina de qualificação profissional da Fundat

Formação para o Trabalho
16/08/2021 18h10

Nesta segunda-feira, 16, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizou mais uma oficina presencial para os aracajuanos, a de Recepcionista (2h), uma das capacitações mais procuradas na Fundação quando o assunto é qualificação profissional para acesso ao mercado de trabalho.

Segundo a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, é essencial ampliar as oportunidades de capacitações presenciais e online para atender a todos que procuram a Fundat. “A nossa equipe está sempre buscando desempenhar um excelente trabalho. Dessa maneira, o intuito é ofertar cada vez mais oficinas gratuitas para os cidadãos da capital”, destaca.

A Oficina de Recepcionista abordou tópicos importantes para que o aluno saiba como se portar diante do cliente e, principalmente, como atendê-lo da melhor maneira. Essa capacitação aconteceu na Unidade de Qualificação Profissional Jardim Esperança, localizada no bairro Inácio Barbosa. Além disso, a aula foi ministrada pela instrutora Weslania dos Santos, que com a sua bagagem profissional repassou conhecimentos valiosos para os alunos.

Para ser um bom profissional nesse ramo é preciso se qualificar e se atentar ao atendimento com o público. O recepcionista é o responsável por lidar com as pessoas diariamente na recepção de algum estabelecimento, atender telefonemas, agendamentos e também recepcionar a clientela. 

De acordo com a professora e assistente social Weslania dos Santos, 39, a oficina é uma ótima oportunidade para saber como se portar no ambiente de trabalho e receber as pessoas de forma correta. “Os alunos da oficina sairão daqui bastante motivados para que estejam abertos em adquirir conhecimento e experiência. O importante é que o aprendizado obtido através de mim seja impactado no outro para que ele exerça a função com excelência”, diz Weslania.

Recepcionista
A atuação desse profissional no dia a dia de uma empresa consiste não apenas em atender as pessoas e realizar ligações, mas também organizar documentação. O recepcionista tem que ser atencioso e ágil durante os atendimentos, além de ser um cartão de visita para o estabelecimento no qual foi contratado. 

A estudante do curso Técnico Administrativo, Dayane dos Santos, 22, encontrou nesta capacitação uma forma de adquirir conhecimento e, consequentemente, conseguir se realocar no mercado de trabalho. “Já atuei na área no início da pandemia, mas percebi que precisava obter mais entendimento para trabalhar diretamente com essa função”, relata Dayane.