Praia Limpa: Prefeitura reforça importância de descarte correto de lixo para banhistas

Meio Ambiente
17/08/2021 14h31

Por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta terça-feira, 17, mais uma ação do Programa Praia Limpa, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre os benefícios da preservação da zona litorânea.

Para a banhista Anaísa Araújo, esta conscientização feita pela Semia é um trabalho de extrema importância, que ajuda a sociedade como um todo. “Isso é bom para nós, para a natureza, para os animais, enfim, para todo o ecossistema. É imprescindível, também, para o turista, porque ele vem e vê esse comprometimento da nossa capital e se agrada com a limpeza da praia. Isso com certeza é um atrativo”, opinou.

Foi justamente a limpeza que atraiu Carlos Shodo a Aracaju. Segundo ele, a capital sergipana é uma das cidades mais limpas do Nordeste. “A praia limpa atrai turistas e os próprios sergipanos. Eu acho um absurdo o lixo jogado na areia, porque isso a contamina e prejudica o meio ambiente. O serviço da Prefeitura é, realmente, muito importante e traz benefícios para todo mundo. Tem que preservar o meio ambiente e conscientizar o povo”, disse.

Já a dona de casa Isabel Cristina acredita que “esse trabalho é muito importante e muito necessário". "Temos que ter mais consciência e fazer sempre a limpeza da praia, jogar o lixinho na bolsa, por exemplo. A saúde é conservada e nós acabamos com uma natureza mais bonita e mais pura ainda”, afirmou.

A coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, explica que o Programa Praia Limpa é desenvolvido desde 2017. “Nele, nós trabalhamos, continuamente, uma sensibilização ambiental voltada ao descarte correto de resíduos, a redução do uso de descartáveis, a destinação correta do óleo de cozinha, entre outros. Estamos sempre nas praias da capital abordando tanto aracajuanos, quanto turistas e banhistas”, destaca.