Público de 22 anos amplia significativamente quantitativo de vacinados em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
17/08/2021 20h35

Os pontos de vacinação contra covid-19 de Aracaju têm sido locais de grande movimentação por parte do público alvo de cada fase da campanha. Nesta terça-feira, 17, a Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), concluiu a vacinação da faixa etária dos 22 anos e, consequentemente, ampliou, de forma considerável, o número de pessoas com, pelo menos, a primeira dose do imunizante garantida, o que aumenta a expectativa para a diminuição de casos e óbitos pela doença causada pelo novo coronavírus. 

Até o momento, a capital sergipana soma 389.059 pessoas vacinadas contra a covid-19, o que representa 58,51% de toda a população da cidade. Somente nesta terça-feira, foram 5.338 vacinados, sendo 2.789 que pessoas receberam a primeira dose e 2.552 que completaram o esquema vacinal com a segunda dose.

Para atender a esse público, a Prefeitura disponibilizou oito pontos de vacinação para a primeira dose e outros quatro para a segunda dose. 

Quem compareceu a um desses locais e garantiu a vacina no braço entende a importância do processo para o coletivo, como é o caso do motorista Robson Menezes, de 42 anos, que completou o esquema vacinal. 

“De fato, a vacina está salvando vidas e os números têm mostrado isso. É com muita alegria que vejo as notícias sobre a queda do número de casos e mortes e, sem dúvida, a vacina é a principal responsável. Durante o período de pandemia, eu e minha família nos mantivemos reclusos, em casa, saindo para o extremamente necessário e, mesmo com a vacina, continuaremos com os cuidados até que todos estejam imunizados”, frisa Robson. 

Para os jovens da faixa etária contemplada na atual fase, o momento foi muito aguardado.

“Estava muito ansioso e, inclusive, confesso, que achei que fosse demorar mais tempo. Que bom que, hoje, podemos dizer que a vacinação está avançando e protegendo mais pessoas. É um momento muito especial em que podemos respirar um pouco mais aliviados com a esperança de que as coisas melhorem ainda mais, daqui pra frente”, ressalta Iuri Leite.  

Essa mesma expectativa era vivenciada pela autônoma Maria Beatriz Correia. 

“Agora, já estou ansiosa pela segunda dose, porém, muito feliz por já poder garantir a primeira. E não há outro caminho, a não ser a vacina, por isso, as pessoas precisam se conscientizar e não perder a oportunidade de garantir a imunização para que possamos seguir com saúde”, reforça Beatriz. 

A estudante de Psicologia, Mairlen Suelen, vê com otimismo o quadro de Aracaju. 

“É um avanço. A vacina veio para nos trazer um pouco de tranquilidade, diante de tantas aflições vivenciadas durante a pandemia. Esperei muito para ser vacinada e desejo que a vacinação continue contemplando mais e mais pessoas, e que todos aproveitem esse momento”, destaca Mairlen.

Repescagem 

Nesta quarta, 18, e quinta-feira, 19, pessoas entre 52 e 55 anos, que perderam a primeira dose, podem buscar um dos pontos de vacinação. 

Para esse público, as vacinas estarão disponíveis nos drive-thrus da Sementeira e do 28 BC, pontos acessados somente com código, e em mais dois pontos fixos, Unit e Estação Cidadania.

No dia da vacinação é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência de Aracaju. Para os postos volantes, é necessário apresentação de código do VacinAju, de documento com foto e de comprovante de residência no nome da pessoa ou dos pais. Os pontos fixos não necessitam de código.

Antecipação da D2

A partir desta quarta-feira, 18, aqueles que têm registro da primeira dose com data de até 31 de maio e quiserem antecipar a segunda dose da AstraZeneca, pode garantir a aplicação na Universidade Tiradentes (Farolândia), UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) e UBS Cândida Alves (Santo Antônio). Além desses pontos, continuam antecipando a D2 de AstraZeneca, o drive-thru da Sementeira, a UBS Santa Terezinha (Robalo) e Auditório Antônio Alves (Siqueira Campos).

Os documentos necessários para tomar a D2 são: cartão de identidade com foto, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacinação com o registro da primeira dose. No drive, as aplicações ocorrem até às 17h e, nos demais pontos, funcionam até às 16h.