Saúde de Aracaju atualiza assistentes sociais da Rede de Atenção Primária

Saúde
18/08/2021 13h01

Com o objetivo de orientar e capacitar os Assistentes Sociais contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS) e que estão trabalhando na Rede de Atenção Primária (Reap), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, nesta quarta-feira, 18, uma atualização para esses profissionais, no Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps). 

Todos os trabalhadores quando chegam à Unidade Básica de Saúde (UBS) passam por um treinamento inicial básico da utilização do sistema e do prontuário eletrônico, que tem contribuído, entre outras questões, para um melhor monitoramento e controle na rede de saúde do município. 

De acordo com a coordenadora do Serviço Social da Rede de Atenção Primária (Reap), Sindaya Belfort, esta capacitação foi voltada para o registro das informações dos assistentes sociais, e como eles devem utilizar o sistema. “Temos procedimentos diferentes, como o atendimento em domicilio, no consultório, ou quando for uma atividade coletiva, e estes profissionais devem registrar tudo corretamente no Sistema IDS Saúde ou Prontuário Eletrônico”, explica. 

Segundo a assistente social da UBS Antônio Alves, Claudia Itatiana Cardoso, esta atualização serviu para melhorar a qualificação da informação e a otimização do prontuário eletrônico, entendendo que ele é importante para o cuidado do paciente e também para os indicadores de saúde.

“Fizemos um passo a passo com as principais informações que devem ser compartilhadas, respeitando cada profissional e sua técnica de atendimento. O que nós queremos é otimizar o uso do sistema, inserindo todas as informações importantes e necessárias para que o profissional de outra categoria e de outra rede possa entender claramente a informação”, enfatiza Claudia.

Para a assistente social da UBS Onésimo Pinto, Anne Couto, o momento é de aprendizagem. “Percebo que o sistema em Aracaju está organizado e isso é muito bom. Foi passada toda a comunicação a respeito do sistema, pois as coisas vão se modificando e precisávamos nos atualizar. A qualidade do cuidado em saúde e a busca de uma assistência humanizada ao usuário precisam estar presentes, e esta atualização nos fortifica ainda mais de conhecimento”, afirma.