O Centro de Apreensão de Animais, da Prefeitura de Aracaju, localizado no bairro 18 do Forte, está recebendo serviços de melhorias em sua estrutura física. De acordo com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), após a conclusão dos serviços, prevista para o mês de setembro, o espaço disponibilizará melhores condições para o atendimento administrativo e para as acomodações dos animais recolhidos nas vias públicas.
"Resolvemos fazer uma pequena revitalização no Centro de Apreensão, na área administrativa e de permanência das pessoas, valorizando, assim, os servidores públicos e dando as condições necessárias para que possam desenvolver essa atividade tão importante para a sociedade aracajuana. Também existe a preocupação com o bem-estar dos animais que permanecem no local, de forma que que eles se recuperem e sejam resgatados pelos seus proprietários, ou sigam para adoção no interior do estado”, explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
De acordo com a Coordenação de Manutenção e Pequenas Reformas da Emsurb, no momento o serviço está voltado para a restauração da cerca interna, com serviços de pintura e substituição das madeiras danificadas. O trabalho inclui a reestruturação das baias e do curral.
"As intervenções estão sendo realizadas por etapas, de forma que não comprometa as atividades rotineiras do centro. No primeiro momento, efetuamos a reforma da guarita e nos setores administrativos. Já a segunda etapa incluiu a recepção, área de convivência dos servidores, copa, almoxarifado e consultório veterinário. O piso dos ambientes foi restaurado, bem como a revisão nas instalações elétricas e de toda a cobertura do telhado”, detalha o coordenador Osvaldo Souza.
Para otimizar as atividades dos servidores que atuam no período da noite, a Emsurb instalou refletores no pátio de circulação dos animais e na área de reposição de areia nos currais, como forma de evitar incidentes. Seguindo planejamento, posteriormente será providenciado o cercamento da área externa.
"Por meio desta iniciativa, a administração municipal visa ampliar a qualidade do atendimento de um serviço que tem assumido um papel relevante de contribuição à preservação da vida das pessoas e dos animais, a partir da ação de apreensão que, em muitas ocasiões, evita acidentes", completa Luiz Roberto.