Ampliação do Serviço de Atendimento Domiciliar qualifica serviços da Atenção Primária

Saúde
19/08/2021 16h00

Há cerca de oito meses, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passou a ofertar o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Com o objetivo de ampliar o atendimento humanizado já prestado nos equipamentos de saúde do município, através de uma equipe multidisciplinar, o SAD realiza visitas domiciliares aos pacientes que têm condições de deixar o internamento hospitalar, mas que necessitam de uma continuidade no plano terapêutico.

“O SAD passou por uma reestruturação recente, e nessa nova etapa do programa estamos estreitando os laços com a Atenção Básica. O SAD funciona como um meio entre a Reap [Rede de Atenção Primária] e as unidades hospitalares, dispondo de equipe capaz de atender pacientes, com o objetivo de evitar a hospitalização e assim prestar um serviço mais humanizado para a nossa população”, explica a coordenadora do Serviço, médica Ana Carolina Moura.

Desta forma, o serviço absorve pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Fernando Franco e Nestor Piva e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Atualmente, 31 pacientes estão sendo acompanhados pelo SAD, que já atendeu 68 pessoas.

A equipe multidisciplinar é composta por três grupos formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; além da equipe formada por dois fisioterapeutas, nutricionista, psicólogo, assistente social e fonoaudióloga.

Reconhecimento
Acamado há cerca de dois anos, o idoso João Ataildo de Oliveira, 84 anos, mora no bairro Santa Maria e está vinculado à UBS Osvaldo Leite. Com um quadro crítico de lesões, o idoso precisou do serviço domiciliar. Com a boa evolução dos cuidados feitos a partir do plano terapêutico traçado, João recebeu alta médica nesta quarta-feira, 18, para a alegria da família.

“Poder contar com esse serviço foi muito importante e é uma coisa que deve continuar para as outras pessoas que poderão precisar. Só em evitar que uma pessoa idosa, acamada, vá ao hospital é um alívio. Ele sempre foi muito bem atendido pela equipe, que inicialmente vinha duas vezes por semana e depois, já no final, passou para uma vez”, reconheceu o filho do idoso, Edvanio Oliveira.

Ainda sobre o atendimento, Edvanio contou que recebeu toda a orientação necessária sobre cuidar para que evitar novas lesões. “Agora vou continuar cuidando, porque ele vai continuar precisando. E durante esse tempo que os profissionais vieram, pude acompanhar e ser orientado também sobre como cuidar das lesões. Esse programa precisa continuar, porque só sabe o quanto ele é importante quem tem uma pessoa necessitando”, reforçou.  

SAD e UBS
De acordo com o enfermeiro Igor Silva, que acompanhou o atendimento prestado ao idoso acamado, na admissão, Ataildo apresentou um quadro crítico, envolvendo lesões severas. “Mas com a assistência eficaz da equipe que compõe o serviço, foi traçado um plano terapêutico que evoluiu bem, sem necessidade de internamento, e agora ele recebeu a alta médica”, disse.

Ainda segundo Igor, quando paciente recebe alta médica, é emitido um relatório médico, documento que é entregue à família do paciente e encaminhado para a Unidade Básica de Saúde, que voltará a acompanhar o usuário pela Rede de Atenção Primária. Caso haja necessidade de novo atendimento pelo SAD, a UBS informa à equipe, que realiza nova avaliação médica do paciente e traça um novo plano terapêutico.