Prefeitura realiza ação especial para vacinação do público jovem no Estação Cidadania

Juventude e Esporte
22/08/2021 18h03

Há alguns meses, o ginásio poliesportivo Estação Cidadania, localizado no Bugio, tem servido à população como ponto de vacinação contra o coronavírus. Desde março deste ano, os servidores da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), que já trabalhavam no ginásio, estão, de maneira revezada, atuando em apoio aos servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que utilizam o espaço para atender os cidadãos que desejam ser vacinados. No último final de semana, no entanto, com a necessidade de atrair o público jovem para a vacinação, a Sejesp reforçou a equipe da Estação Cidadania e ofertou sorteio de brindes, alongamento e animação do ambiente onde as pessoas aguardavam para vacinar.

Para o secretário da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, o apoio à causa, por meio do redirecionamento das atividades dos servidores neste momento de cuidado com a saúde pública, é também uma forma de garantir à população aracajuana um atendimento de qualidade, seguro e eficaz. "São 31 servidores do departamento de Esporte e Lazer que se colocaram à completa disposição do plano de imunização no Estação Cidadania, e mais alguns que escalamos para esse final de semana especial", revela.

Os servidores atuam na recepção das pessoas que serão vacinadas, além da organização e garantia das medidas de contenção do vírus, como o distanciamento social. “É uma experiência única e muito gratificante ver a felicidade das pessoas que recebem essa dose de esperança”, comenta o diretor do Departamento de Esporte e Lazer (DEL) da Sejesp, Jersonilton Júnior. “Colocamos música e recebemos as pessoas de braços abertos para que sejam vacinadas. Muitas pessoas choram emocionadas porque puderam ser vacinadas e outras choram ao recordar de entes queridos que foram atingidos fatalmente pelo vírus”, conta ainda, ao relembrar de momentos vividos nos últimos meses.

O estagiário da Sejesp, Eduardo Felipe, marcou presença neste domingo, 22, no Estação Cidadania, para trabalhar na ação. “Estou atuando na campanha de vacinação e a sensação de trabalhar nesse final de semana é de satisfação”, disse. “Ver as pessoas vacinando nessa faixa etária, que há algum tempo atrás nem existia perspectiva de quando poderiam ser vacinadas, deixa a gente feliz”, finalizou.

A alegria de viver um momento tão marcante também tomou conta de Gabriel Mendonça, outro estagiário da Secretaria da Juventude e do Esporte, que tem apenas 21 anos, e faz parte do público vacinado na programação especial. “Muito importante e prazeroso poder trabalhar aqui. A gente queria essa vacina há muito tempo, e é muito gratificante saber que, de alguma forma, a gente está envolvido com a cura dessa doença”, revelou o jovem que também marcou presença no quadro de servidores que trabalharam neste domingo.


Programação Especial

No ginásio poliesportivo, que funcionou de 8h às 18h, no sábado e no domingo, também havia uma equipe da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), com ponto fixo para pré-inscrição para oficinas online de capacitação; cadastro e atualização de currículo; orientação para emissão da carteira de trabalho digital; formalização de Microempreendedor Individual (MEI). A estudante de fisioterapia, Thainá Gisele, é um dos exemplos de quem se inscreveu nos cursos ofertados. "Eu gostei muito do que foi ofertado, estou muito feliz. Consegui tirar minha carteira de trabalho e me inscrever em um curso de texto", contou.

Além dela, a cabeleireira, Vitória Teles, cadastrou seu currículo e também se inscreveu em oficinas ofertadas. "Espero, finalmente, conseguir uma oportunidade de emprego através disso. Quero a segurança de ter a carteira assinada", vislumbra.

Outro diferencial do final de semana da vacinação para os mais jovens foi a apresentação de DJs aracajuanos, fruto de uma parceria com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). As apresentações musicais para o público aconteceram de 12h às 18h, nos dois dias, e fazem parte das entregas dos projetos executados pela Lei Aldir Blanc na capital sergipana. No sábado, 21, tocaram: DJ Mariana, DJ Gessana Shakti e DJ Preto JB. Já o domingo, ficou por conta de DJ Haroldo, DJ Lure e DJ Kaska Global Beats. Além disso, o domingo no ginásio, localizado no bairro Bugio, foi animado pelo Coletivo Aldeia Circo e o espetáculo Filhas de Peixe.

Para o secretário Sérgio Thiessen, os esforços são necessários, visto que há uma necessidade de atrair a população mais jovem para os cuidados coletivos com a saúde. “Estamos trabalhando para alertar a população mais jovem sobre a necessidade e a importância da vacina”, diz. “A nossa juventude precisa estar ciente que proteger-se é também uma forma de proteger familiares e amigos”, continua. “Nós, que já atuamos com medidas de prevenção à saúde por meio do esporte, temos plena consciência da importância dos cuidados de si. Esporte, atividade física, juventude e vacinação tem tudo a ver, e por isso a Sejesp está participando com muita alegria desse momento", conta.

Para a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, o trabalho de parceria entre as secretarias é um retrato da gestão da Prefeitura de Aracaju. “A prefeitura trabalha de forma integrada e é assim na parceria entre Saúde e Sejesp. Estamos desde o final de março utilizando a Estação Cidadania como ponto de vacinação e unindo forças de trabalho para imunizar nossa população de forma célere e confortável. Este fim de semana, com o cronograma de vacinação para os jovens entre 18 e 21, mais uma vez, pudemos contar com o apoio da Sejesp para engajar esse público que, apesar de agravar menos, está circulando mais”, finaliza.