Prefeitura e Sebrae iniciam qualificação profissional dos permissionários do Ponto do Caranguejo

Serviços Urbanos
23/08/2021 12h21

“O Ponto do Caranguejo é nosso” foi tema da palestra, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 23, que marcou o início da capacitação profissional dos permissionários que comercializam o crustáceo, referência da culinária sergipana, no Mercado Central Maria Virgínia Leite Franco.
 
O evento, que aconteceu no espaço do restaurante Terraço, no mercado Antônio Franco, é uma ação da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE).

"O encontro serviu para os comerciantes terem acesso ao conteúdo programático e a partir daí começar a parte teórica e prática do treinamento que visa aprimorar principalmente o empreendedorismo das pessoas que vendem o crustáceo, parte da história cultural da cidade de Aracaju", ressaltou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas de Santana.

Para apresentação de abertura, a consultora organizacional do Sebrae, Muna Yssa, abordou a temática sensibilização motivacional. Durante a explanação, Yssa destacou a importância para o estado da atividade extrativa do caranguejo, seja na gastronomia, no turismo e como um ícone relevante da identidade cultural de Sergipe. 

"O intuito é despertar o sentimento de pertencimento nos comerciantes para gerir o espaço com autonomia. Trabalhar a ideia que eles precisam cuidar do Ponto, que deve manter e levar adiante, agregando valor ao produto", explicou a palestrante.
 
Capacitação
Com o objetivo de profissionalização e aprimoramento dos negócios, a qualificação será realizada de forma presencial em dias específicos. Durante o período de cinco meses, os permissionários participarão gratuitamente de cursos, oficinas e palestras através de consultorias gerenciais, educacionais e tecnológicas.

"A oferta dessa capacitação é uma iniciativa brilhante da administração municipal, pois resgata a dignidade e traz autoestima aos permissionários que trabalham diariamente com o símbolo do turismo da nossa capital, melhorando o faturamento e consequentemente a condição de vida desses empreendedores", destacou o superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado.

No cronograma, elaborado pelo Sebrae, os vendedores terão acesso a orientações sobre educação financeira, empreendedorismo, marketing, formação de preços, técnicas de vendas, planejamento e organização no processo de comercialização e atendimento ao cliente.
 
A partir desta terça-feira, dia 24, serão ofertadas também aulas sobre boas práticas na manipulação de alimentos (UAC), a exemplo de higiene das instalações, dos vendedores e produtos, além de manejo correto de resíduos.

Primeira vez participando de um curso de capacitação, Genisson Menezes estava ansioso. "Estou muito feliz em fazer parte desse momento, pois é uma excelente oportunidade de colocarmos em prática ações que geram satisfação aos clientes e um impacto positivo nos resultados das vendas", disse o permissionário que vende no mercado municipal há cerca de 30 anos.

"Esse treinamento será de grande valia e fará diferença no dia a dia. É um reconhecimento do nosso trabalho e o mais importante: estaremos preparados para receber melhor os clientes e fornecedores", frisou o jovem Danilo Santos, que também comercializa no Ponto do Caranguejo.

“Tenho certeza que, ao final deste curso, estaremos prontos para oferecer um atendimento de qualidade aos aracajuanos e aos turistas que vêm visitar nossa cidade", destacou a permissionária, Rita de Cássia dos Santos.