Educação de Aracaju recebe visita de membros da Associação Bem Comum

Educação
24/08/2021 19h00

Em busca efetiva pelo fortalecimento da Educação, a Prefeitura de Aracaju não tem medido esforços para investir na aprendizagem e na qualidade do serviço oferecido aos estudantes que integram a rede de ensino pública da capital sergipana. Neste sentido, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) recebeu nestas segunda e terça-feira, dias 23 e 24, a visita de membros da Associação Bem Comum (ABC).

Apesar das diversas reuniões online entre a Semed e a Associação, é a primeira vez que os integrantes vêm conhecer de perto as especificidades da rede municipal de ensino. Além disso, puderam conhecer algumas escolas, o processo que se dá nessas unidades escolares e o plano de retorno para o dia 13.

Segundo a secretária da Educação, Cecília Leite, trata-se do início de um processo de formalização de termo de parceria da Prefeitura com a Fundação Bem Comum, que tem larga experiência no processo de alfabetização e aprendizagem.

“Assim a gente inicia o processo de desenho e redesenho para o nosso programa municipal de alfabetização da rede municipal de ensino de Aracaju. É um alinhamento de pontos para este programa, o que é muito bom porque nós avançamos muito na estrutura das escolas, na organização da rede, e vamos continuar avançando no processo de aprendizagem. Esse é o foco”, explica a secretária.

Cecília afirma que o próximo passo é fazer o desenho definitivo deste programa e lançá-lo: “no dia 13 de setembro já vamos iniciar com o processo de avaliação diagnóstica, tanto com as provas objetivas, quanto com a avaliação da leitura. Isso faz parte do nosso esboço pedagógico para o retorno presencial. E, após a avaliação, vamos traçar quais as lacunas ou pontos que precisamos trabalhar com mais reforço para garantir a aprendizagem e os pontos focais que a gente precisa dar conta ainda em 2021”.

Coordenador interestadual da Educar Pra Valer, da Bem Comum, Fernando Ronny veio a Aracaju junto com Márcia Campos, diretora executiva da Bem Comum, e a coordenadora interestadual Roberta César. Ele pontua que as políticas de formação na Educação de Aracaju já existem, o que mudará com o apoio da Bem Comum é a sistematização da rede, alguns protocolos e o fortalecimento da aprendizagem.

“Nossa expectativa para Aracaju é muito bacana, falo até que é alta, porque esperamos muito dessa rede. Primeiro porque a Semed aqui está construindo um projeto muito bom dentro desta política de fortalecimento da Educação, decidindo reforçar toda sua política de formação de professores, seu trabalho de acompanhamento escolar e também a avaliação. Essas três linhas são fundamentais em todas as redes que a gente conhece e que obtiveram experiências exitosas”, explica Fernando Ronny.

O educador ressalta que a Bem Comum está em soma com a Educação de Aracaju para auxiliar no bom acompanhamento à escola, na eficaz formação do professor e para as avaliações, já que “se não avaliar não dá para saber onde está e não dá para agir dentro do tempo certo”, diz.

“Nós não somos um programa importado. O que a gente tem é uma experiência, compartilhamos ideias e vivências de outros lugares. Às vezes a gente já vem fazendo o que é certo, trabalhando bastante, mas sem alcançar o resultado merecido pelo trabalho que já vem sendo feito. Sendo que não é preciso refazer o caminho, é preciso só corrigir algum vazamento ou ruído que seja evitado e chegar ao objetivo que a Secretaria quer”, ressalta Ronny.

Para o educador, é motivo de felicidade a decisão do Município de estreitar a parceria. "A equipe técnica da Semed é espetacular, com uma formação e consciência prática enorme. Os profissionais de gestão escolar também são conscientes do seu papel educacional, administrativo e do seu papel social. Então já temos uma equipe muito preparada e um caminho muito certo para fortalecer a aprendizagem do aluno”.