Alunos aprendem sobre gestão administrativa em oficina de capacitação da Fundat

Formação para o Trabalho
24/08/2021 20h40

Mais uma capacitação profissional foi realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), nesta terça-feira, 24: a oficina de Auxiliar Administrativo (2h), ofertada na Unidade de Qualificação Profissional Maria Emília dos Santos (UQP), localizada no bairro Santos Dumont. 

Essa qualificação é fundamental para que os moradores do bairro obtenham conhecimento e aprimorem o currículo com ênfase no segmento administrativo. Atualmente, o mercado de trabalho vem sendo cada vez mais exigente e competitivo e é diante desse cenário que a Fundat planeja e oferta oficinas de qualificação profissional para que os cidadãos sejam capacitados e consigam se realocar profissionalmente. 

A oficina de Auxiliar Administrativo foi ministrada pelo instrutor e especialista em Novos Negócios e Inovação Flávio de Jesus. O conteúdo abordado durante a capacitação foi diversificado e incluiu noções sobre a área. Além disso, foi apresentado para os alunos os quatro pilares da administração: planejar, organizar, gerir e controlar, aspectos essenciais para o profissional administrativo trabalhar da melhor forma e atingir os resultados desejados dentro da empresa. 

Segundo o professor Flávio de Jesus, a oficina de Auxiliar Administrativo é uma base para qualquer área no mercado de trabalho. “É importante que esse profissional conheça as técnicas para que eles estejam preparados e capacitados para atuar em uma empresa. Com isso, quando a empresa entende a necessidade de ter um profissional desse campo, é possível que venha atingir as metas e ótimos resultados”, explica Flávio.  

É fundamental que o profissional dessa área esteja preparado para atuar na empresa e lidar diretamente com pessoas. Além disso, um auxiliar administrativo precisa ser organizado para gerenciar melhor as demandas. Por isso, o professor Flávio apresentou aos alunos a ferramenta Canvas do Sebrae, para ajudar os estudantes a conduzir melhor as tarefas durante a rotina de trabalho. 

A oficina foi bastante produtiva para aqueles que estavam presentes, como  a empreendedora Tamires Alves, de 18 anos. Ela conta que esta é a sua primeira capacitação na Fundat e que ela foi bastante enriquecedora. “Me inscrevi nessa capacitação porque abrange sobre o mercado de trabalho, mas também por ser necessário aprender a administrar, aprender e desenvolver projetos relacionados ao empreendedorismo”, disse.