Fauna

Meio Ambiente
25/08/2021 13h57

Fauna

‘Dentre as espécies de aves encontradas, estão: o João-de-Barro, o Bem-Te-Vi, a Cambacica, o Cardeal-do-Nordeste, o Canário-da-Terra, o Pardal, a Garrincha, a Lavadeira-Mascarada, a Rolinha-de-Asa-Canela, o Pica-Pau-Verde-Barrado, a Ararinha-Jandaia, a Garça-Branca-Pequena, a Garça-Branca-Grande, o Socozinho, o Socó-Boi, o Savacu, a Coruja-Buraqueira, o Carcará, o Gavião-Carijó entre outras espécies.

 

No parque também são vistas algumas espécies de repteis como por exemplo o Calango, a Lagartixa de parede, a Cobra-cipó, o Calango-verde e as Iguanas, uma espécie de lagarto verde de grande porte que se alimenta de folhas e que pode ser encontrados nos galhos de algumas árvores.

 

Algumas espécies de anfíbios, como o Sapo Cururu, Rãs, Pererecas, e algumas espécies de peixes como a Tilápia, o Camurupim, o Robalo e o Curiman podem ser encontradas associadas ao lago encontrado na Sementeira. Como representantes dos mamíferos são encontrados os Saruês e os Saguis-de-Tufos-Brancos, também chamado de Nico, o Sagui é uma espécie de macaco de pequeno porte que é comumente encontrado em ambientes urbanos do Nordeste.

 

 Além disso, no parque também são encontradas várias espécies insetos como borboletas, libélulas e besouros, e algumas espécies de animais domesticados, como por exemplo os patos que são encontrados no lago e os pombos que são facilmente avistados sobrevoando a área.

 

Coruja-Buraqueira- Athene cunicularia(Molina, 1782)

A Coruja-Buraqueira, também conhecida pelo nome de Caburé ou Coruja-do-campo, é uma ave de pequeno porte bastante conhecida e abundante no Brasil. Elas vivem em campos abertos e recebem o nome de “buraqueira”por fazer seus ninhos em buracos cavados por elas mesmas ou em buracos abandonados por outros animais como tatus. Elas se alimentam principalmente de invertebrados como insetos e aranhas, mas podem comer pequenos vertebrados como roedores e pequenos lagartos. É comumente observada em frente aos buracos dos seus ninhos ou pousadas em poleiros e montes de terra próximos.

 

Iguana – Iguana iguana

Também chamada de Camaleão, apesar de não ser um Camaleão verdadeiro, a  Iguana é uma espécie de lagarto de grande porte, que pode atingir até 1,80 m de comprimento e pesar até 6 kg. As Iguanas são animais diurnos, predominantemente arborícolas e herbívoros, se alimentando principalmente de folhas, flores e frutos. Geralmente possuem coloração esverdeada, mas alguns indivíduos pode apresentar coloração acinzentada quando mais velhos.

 

Saguis-de-Tufos-Brancos- Callithrix jacchus

Saguis-de-Tufos-Brancos, também é chamado de Nico, Sonhim, ou Soim, o Sagui é uma espécie de macaco de pequeno porte nativo do Nordeste e que é comumente encontrado em ambientes urbanos. O Saguis-de-Tufos-Brancos tem o corpo na cor cinza-claro com manchas pretas e marrons, e tem uma característica marcante que são tufos de pelos brancos na região das orelhas.     É uma espécie que vivem em grupos de 3 até 15 animais e que se alimentam de frutas, flores, seiva de árvores e de pequenos animais.