ESTUFA DE MUDAS ARBÓREAS

Meio Ambiente
25/08/2021 14h24

As árvores são elementos muito importantes nos centros urbanos, pois são responsáveis por inúmeros benefícios ambientais e sociais que auxiliam na qualidade de vida da população. Mas é importante fazer a escolha correta da espécie para cada espaço, pois o plantio de árvores inadequadas gera conflitos com equipamentos urbanos (fiações elétricas, encanamentos, calhas, calçamentos, muros, postes de iluminação etc). 

Na produção de mudas de espécies arbóreas, são realizadas as seguintes atividades:

•                   Semeadura: As mudas, em sua maioria, são produzidas por sementes, que são germinadas em bandejas sementeiras, com material de isopor ou plástico. Após a formação das plântulas, as mesmas são transferidas para sacos maiores, onde deverão permanecer a maior parte do tempo delas em viveiro. A aquisição dessas sementes é em parte feita por coleta em árvores “porta-sementes” do Parque da Sementeira, e as demais são compradas via processo licitatório. 

•                   Irrigação: A irrigação é realizada diariamente, em dois períodos (manhã e tarde), através de aspersores terrestres e aéreos, ou manualmente, com o uso de mangueiras.  

•                   Troca de Saquinhos: Ocorre quando a semeadura é feita em sacos pequenos, gradativamente de acordo com o crescimento da muda. Também pode ser realizada em caso de necessidade (ressecamento do plástico, rasgos etc.)

•                   Adubação: Há dois tipos de adubação: um na formação do substrato, onde adicionamos fósforo na forma de Superfosfato Simples; e a outra diretamente no saco das mudas, quando existe alguma deficiência nutricional visível na planta ou em mudas que ficam muito tempo no período de rustificação.

•                   Podas: Frequentemente, são realizadas podas de condução, para que as mudas desenvolvam um fuste único e retilíneo, eliminando-se bifurcações. Também são feitas as podas de limpeza, para retirada de pequenos galhos ao longo do caule e para redução do peso das copas, evitando-se quebras. 

•                   Tutoramento: Durante o desenvolvimento das mudas em viveiro, quando necessário, é amarrado um tutor de madeira (geralmente de eucalipto) na lateral do caule, com o objetivo de conduzir a formação de um fuste retilíneo e evitar a sua quebra por ação do vento.

•                   Rustificação: Quando a muda, que se encontra em ambiente sombreado (estufa ou casa de vegetação), atinge um porte considerado adequado para a sua saída a campo, elas devem passar por uma etapa conhecida como rustificação. Esta ação consiste na exposição das mudas à incidência solar direta e diminuição gradativa da irrigação. Esse processo serve para conferir às plantas uma maior resistência aos possíveis estresses ambientais que deverão passar após o seu plantio definitivo.

•                   Controle de pragas: Uso de formicida para controle de formiga cortadeira e uso de inseticidas orgânicos para controle de pragas. Normalmente utiliza-se a calda de fumo para controle da cochonilha e pulgão, pragas mais frequentes no Horto.