Prefeitura capacita comerciantes com oficina Boas Práticas e Manipulação de Alimentos

Formação para o Trabalho
25/08/2021 16h30

O conhecimento é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Neste sentido, com o retorno das oficinas presenciais da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta quarta-feira, 25, a oficina Boas Práticas e Manipulação de Alimentos (8h), ofertada em parceria com Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Escola do Legislativo (Elese), e voltada ao público aracajuano que atua na comercialização de alimentos.

A pessoa que comercializa alimentos precisa saber como fazer uma higienização corretamente para assegurar que o cliente não sofra com problemas oriundos da ausência de higiene como intoxicação alimentar. Dessa forma, é necessário limpar muito bem todos os ingredientes utilizados ao cozinhar algum prato para que, assim, ele possa ser vendido com segurança. 

Portanto, essa oficina torna-se extremamente necessária para os comerciantes, principalmente para aqueles que trabalhando comercializando alimentação nas ruas. Com a retomada dos eventos em Aracaju, os ambulantes que trabalham com alimentos precisam ter essa capacitação para vender seus produtos em shows e eventos da capital.

A oficina Boas Práticas e Manipulação de Alimentos foi ministrada pelas instrutoras Paula Duarte e Ulhiana Menezes. Nutricionistas, elas abordaram conteúdos instrutivos para o comerciante trabalhar devidamente com a alimentação. Além disso, apresentaram tópicos importantes como a vestimenta que devem usar durante o manuseio do alimento e também os cuidados de higiene que precisam ter.

É por meio de uma parceria firmada, desde 2014, com um projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe que a Fundat oferece essa capacitação. De acordo com a doutora em Biotecnologia de Alimentos Paula Duarte, o objetivo dessa oficina é tornar as pessoas capacitadas para o mercado de trabalho alimentício.
 
“Quem trabalha com alimentos precisa estar atento a alguns aspectos importantes. É por isso que trazemos conteúdo relacionados à manipulação, conservação, higiene pessoal, doenças transmitidas por alimentos, controle de temperatura e armazenamento dos ingredientes”, explica Paula.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, ressalta a preocupação da Fundação em ofertar capacitações alinhadas às necessidades do mercado. “Buscamos firmar parcerias com instituições de ensino que proporcionam instrução de qualidade. Essa é uma das capacitações mais procuradas na Fundat, por isso, o nosso objetivo é levar até os cidadãos aprendizados que o auxiliem a ingressar no mercado de trabalho ou na área do empreendedorismo”, afirma. 

A aluna Natália Fonseca, de 17 anos, está fazendo a sua primeira oficina presencial na Fundat. “Conheci as capacitações presenciais oferecidas este ano, através das oficinas online. Essa é a primeira de muitas que irei fazer presencialmente. A oficina agrega bastante ao currículo, mas também em aprendizados”, diz a estudante.

Empreendedorismo alimentício 
A capacitação em Boas Práticas e Manipulação de Alimentos fomenta o empreendedorismo no ramo da alimentação, pois é uma oficina procurada por muitas pessoas que possuem um microempreendimento, como a empreendedora Andrea Modesto, que se inscreveu na oficina para adquirir aprendizados e também para se atualizar em relação à manipulação de alimentos.
 
“Essa oficina é muito importante para quem é consumidor, mas também para quem trabalha com alimentação. Vim aprender sobre a questão nutricional e também comercial, pois é interessante saber mais sobre esses aspectos para que eu possa aplicar no meu negócio”, relata Andrea.