“Este momento que estamos passando é muito difícil, as coisas no supermercado estão muito caras. Então quando chega o dia de vir retirar o kit é muito satisfatório, não só para mim, mas para todos os que estão sendo beneficiados. Nós só temos que agradecer”, expressa a autônoma Juliana Calazans ao receber o 13º kit de alimentação entregue pela Prefeitura de Aracaju para as famílias dos alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Com a distribuição de mais de 250 toneladas de alimentos, a 13ª entrega dos kits de alimentação, que teve início na última segunda-feira, 26, está sendo efetuada mesmo durante o período de férias das escolas municipais, para garantir a segurança alimentar das crianças neste período ainda tão delicado da pandemia.
A dona de casa Verônica Moreira é aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem a filha matriculada na rede municipal. Ela conta que receber os kits de alimentação nos últimos meses foi fundamental. “Os kits ajudam bastante, porque a vida está bem difícil por causa da pandemia. É um alívio para mim, que sou mãe de família e tenho dois filhos para dar de comer”, conta.
A filha da cabeleireira Rafaela Guimarães é aluna da rede municipal de ensino, e teve acesso aos kits de alimentação durante os últimos meses. “Foi um suporte muito importante da Prefeitura e da escola nesses meses de pandemia. Esses kits fizeram bastante diferença, para todas as famílias”, ressalta.
Seguridade alimentar
Quando as aulas presenciais foram suspensas por causa da pandemia da covid-19, em março de 2020, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Educação, iniciou a entrega de kits de alimentação, com os alimentos que compõem a merenda escolar, garantindo a seguridade alimentar dos alunos durante as aulas online.
No decorrer dos últimos meses, foram realizadas 13 entregas, com mais de três mil toneladas de alimentos destinadas aos alunos. Cada estudante tem direito a um kit, que é composto por itens como feijão, arroz, açúcar, macarrão, pão e peito de frango.
A 13ª distribuição será concluída até o dia 1º de setembro, quando todas as 74 escolar municipais farão a distribuição dos kits.