Projeções nos Arcos da Orla ressaltam importância de cuidar da primeira infância

Agência Aracaju de Notícias
26/08/2021 21h22

Os Arcos da Orla da Atalaia, um dos principais pontos turísticos da capital sergipana, serviram como tela para projeções alusivas ao Agosto Dourado, na noite desta quinta-feira, 26, ação organizada pela Rede Urban95 e apoiada pela Prefeitura de Aracaju.
 
Em exposição nas pilastras que formam os arcos, frases de impacto para chamar a atenção para o foco da simbologia do mês: a importância de mobilizar a sociedade a respeito da primeira infância, fase que compreende os primeiros seis anos de vida do indivíduo, e estimular o desenvolvimento de políticas públicas que priorizem gestantes, bebês, crianças e cuidadores.

“Todos merecem um bom começo” foi uma das frases projetadas como lembrete de que ter acesso a serviços e políticas públicas para um bom desenvolvimento da infância é um direito comum a todos e todas. 

Durante o período em que as projeções foram expostas, parte da iluminação na área dos arcos teve que ser desligada e, no local, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) manteve uma viatura para sustentar a segurança do espaço público, bem como dos cidadãos e da própria equipe que desenvolveu a ação, entre as 19h e as 22h desta quinta. 

Conforme destacou o diretor de Orlas e Parques da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), José Olino, a iniciativa tem representatividade. 

“Demos total apoio a essa ação porque a Prefeitura entende que dar suporte e incentivar trabalhos como o da Urban95 é uma forma de desenvolver a cidade como um todo, afinal, atuar a favor da primeira infância é pensar no futuro das próximas gerações, as quais atuarão para cuidar da cidade, de forma direta ou indireta. Por isso, é importante chamar a atenção, também, da população geral, e essas projeções servem muito para cumprir este objetivo”, ressalta José Olino. 

A capital sergipana é uma das 24 cidades que fazem parte da rede recebendo orientações e dados para embasar a construção de políticas públicas mais assertivas para a primeira infância. E, no caso específico das projeções, Aracaju foi uma das dez cidades escolhidas para ação.
 
Além da capital sergipana, já participaram da iniciativa: Brasília (DF), Campinas (SP), Jundiaí (SP) e Caruaru (PE). Desta sexta-feira, 27, até a próxima terça, 31, ainda receberão a ação as cidades de Fortaleza (CE), Crato (CE), Niterói (RJ), Pelotas (RS) e Brasiléia (AC). 

Agosto Dourado
De acordo com a Rede Urban95, o Agosto Dourado foi precursor da agenda com o incentivo à amamentação e o Dia da Gestante, comemorado em 15 de agosto. 

“Mas, falar da primeira infância vai além de oferecer uma cobertura de pré-natal e apoio ao aleitamento materno. Pensar na infância é atender pais e cuidadores com serviços públicos de qualidade, é preservar os espaços públicos limpos e iluminados, é pensar em intervenções urbanas lúdicas como parte de todas as ruas. Com o objetivo de dar pleno atendimento aos direitos dos bebês e crianças pequenas, a escolha de um mês específico reforça a mobilização da sociedade civil, a criação de políticas públicas e a visibilidade do tema”, frisa a entidade. 

Urban95
A Rede Urban95 Brasil é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer, que atua na promoção, desenvolvimento e fortalecimento de programas e políticas públicas que visam incluir a perspectiva de bebês, crianças de 0 a 6 anos, e de seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a essa parcela da população.