Fundat capacita servidores em treinamento interno sobre cultura organizacional

Formação para o Trabalho
27/08/2021 17h00
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Em toda empresa, é necessário reajustar a rota, realinhar os valores e trazer inovação para continuar progredindo. Pensando nesses e outros aspectos, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), da Prefeitura de Aracaju, promoveu um treinamento interno para capacitar os servidores e colaboradores.
 
O intuito é aperfeiçoar a cultura organizacional da Fundat, de modo a qualificar os servidores do órgão para que eles aprimorem habilidades e o relacionamento interpessoal no âmbito profissional, a fim de executarem as suas rotinas de trabalho com mais fluidez e dinamismo. 

O treinamento foi realizado entre quarta (25) e esta sexta-feira, 27, das 8h às 17h, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe (SRTb/SE), que cedeu o auditório para que a capacitação fosse realizada.
 
O treinamento foi uma imersão para que os colaboradores olhassem de dentro para fora. Com isso, eles puderam notar os seus pontos fortes, objetivos e também o principal propósito que é servir diariamente ao cidadão que procura suporte através dos serviços que a Fundação proporciona. 

Para ajudar nessa jornada da busca pelo aprimoramento profissional, a capacitação contou com a condução da consultora organizacional e especialista em Recursos Humanos Edênia Dumont. A instrutora possui uma bagagem enriquecedora como profissional que atua no treinamento de equipes de empresas privadas e públicas.
 
A capacitação foi essencial para despertar particularidades a serem desenvolvidas pelos servidores que participaram do treinamento. Um dos propósitos foi trazer um novo olhar. A partir disso, inicia-se o projeto Inova Fundat, volado para aprimoramento dos eixos existentes.

De acordo com a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, a Fundação está passando por um processo de realinhamento interno para qualificar os serviços prestados. “A ideia de ofertar esse treinamento surgiu da necessidade de trazer mais inovação para o nosso trabalho. Além disso, é uma maneira de instruir o servidor para que executem as suas demandas com mais proatividade e qualidade, além de desenvolverem o relacionamento interpessoal, que é primordial para um bom desempenho. A nossa equipe tem como missão promover a inclusão social para que os cidadãos se sintam acolhidos quando nos procuram. E esse treinamento foi essencial para mostrar onde podemos melhorar daqui pra frente”, afirma Edivaneide.

O treinamento possibilitou um estado de completa imersão entre os colaboradores por meio de jogos, dinâmicas com lego, interatividade e socialização. A professora Edênia acredita que esse entrosamento entre os profissionais vai ajudar bastante no dia a dia do trabalho na Fundat.
 
“É preciso adequar todos os colaboradores para que eles estejam alinhados com a cultura e os valores. O treinamento propõe a cooperação para que o trabalho seja mais fluído, descontraído e também estratégico”, destaca Edênia.

Para o servidor Ângelo Divino o conteúdo absorvido vai possibilitar o aprimoramento da execução de suas atividades. “É importante que o servidor tenha a oportunidade de se capacitar porque lidamos com pessoas que buscam um apoio nos nossos serviços. Por isso, um atendimento de qualidade faz toda a diferença no processo de receber o cidadão. O treinamento foi muito esclarecedor e construtivo”, diz o colaborador. 

Autoconhecimento para o trabalho
No decorrer da capacitação, também foram apresentadas ferramentas que auxiliam os servidores a se conhecerem melhor como pessoas e como profissionais. Vídeos motivacionais, filosofia ikigai e mapa da empatia foram alguns instrumentos utilizados com os colaboradores, que contribuíram para uma melhor e mais aprofundada percepção de si mesmo.

Segundo a servidora da Fundat, Yane Rocha, o treinamento teve sua importância para a expansão de pensamento. “Os aprendizados têm sido significativos para que a gente compreenda com clareza, quais são os valores, missão e visão que a Fundat possui. O treinamento traz a necessidade do trabalho em equipe para atender ao público com mais qualidade. A partir do que foi apresentado, compreendemos a relevância em ouvir o outro e com isso melhorarmos como pessoa e na rotina do trabalho”, conta Yanne.