Gestantes realizam testes de covid-19 em Unidades Básicas de Saúde

Saúde
30/08/2021 15h20

Nesta segunda-feira, 30, iniciando pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Eunice Barbosa (Porto Dantas) e José Augusto Barreto (Japãozinho), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passou a realizar os testes de covid-19 dentro das unidades, das 8h às 12h, ou até a realização de 150 testes rápidos e moleculares RT-PCR no dia. 

O objetivo da mudança é acomodar melhor as gestantes e as pessoas assintomáticas que quiserem realizar a testagem. De acordo com a técnica do Programa Saúde da Mulher, Maria das Graças Nunes, a partir dessa nova estratégia a SMS espera aumentar o número de coletas por dia.

“As gestantes que já frequentam normalmente as Unidades, por terem que fazer a inclusão no exame da mamãe coruja, a partir de hoje, poderão aproveitar este momento na UBS, para também fazer os testes de covid-19. Nosso intuito é melhorar cada vez mais a qualidade de vida das nossas gestantes, otimizando o acesso, cuidado e carinho”, explica.   

Ainda de acordo com a técnica, é muito importante realizar a testagem da população para a identificação precoce dos casos presentes de covid-19. “Dessa forma, é possível controlar de maneira ainda mais eficiente o vírus, realizando o isolamento da pessoa positivada e diminuindo a transmissibilidade. A entrega do resultado do teste rápido é feita em até 15 minutos, já o RT-PCR tem uma média de até cinco dias úteis para a entrega. Quem realizou o teste pode verificar o resultado na plataforma digital AjuInteligente ou pela central telefônica, no 0800 729 3534, opção 1”, enfatiza.

Gestantes atendidas
Na reta final da gestação, Andreza dos Santos Teixeira, com 8 meses do segundo filho, realizou exame do seu pré-natal na UBS Eunice Barboza e em seguida realizou o teste de covid-19. “Estava realizando exames aqui na Unidade e a equipe me informou da ação. Foi bem rápido e prático o atendimento”, afirmou.

Manuela da Silva, grávida de 7 meses, ouviu atenta as informações da técnica do Programa Saúde da Mulher. “Além do acolhimento exemplar da equipe, foram esclarecedoras as informações que recebi”, disse

Já na UBS José Augusto Barreto, os testes foram realizados na frente da Unidade. “Assim que cheguei, fiquei sabendo da testagem e achei muito importante. Com a pandemia o dinheiro de locomoção ficou muito escasso, e realizar o teste de covid-19, no mesmo local que viemos nos consultar, facilita e otimiza muito nosso tempo e disponibilidade”, destacou a gestante Mônica Silva.
 
Programação
Na próxima quarta-feira, dia 1°, será a vez das UBSs Osvaldo Leite (Santa Maria) e Roberto Paixão (17 de Março). Na sexta, as UBSs contempladas serão a Renato Mazze Lucas (Santos Dumont) e a João Oliveira Sobral (Santos Dumont).

Pontos fixos
A Prefeitura também realiza testes na unidade de referência em síndrome gripal, a UBS Lauro Dantas Hora, localizada no bairro Bugio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Os testes moleculares são feitos, também, nas Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva, que funcionam 24 horas.