Programa Aracaju pela Vida é encerrado após mais de 5.400 atendimentos realizados

Saúde
30/08/2021 15h41

Quando foi implementado há pouco mais de um ano, pela Prefeitura de Aracaju, o Programa Aracaju pela Vida passou a realizar atendimentos em domicílio das pessoas acamadas ou domiciliadas, com suspeita ou risco de agravamento por covid-19. Essa estratégia funcionou como complemento da assistência prestada nas unidades de referência para síndromes gripais e pelo MonitorAju. Nesse tempo, o serviço realizou 5.452 atendimentos. 

Ainda dentro do serviço também eram realizados testes para detecção da covid-19. De 22 de junho de 2020 até esta segunda-feira, 30, foram realizados 342 testes rápidos e 1.332 testes RT-PCR. Do total de atendimentos realizados, 32 pessoas precisaram de internamento. 

Com o início da vacinação contra a covid-19, o programa ampliou seus serviços e também passou a vacinar as pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida. Desta forma, foram vacinadas 1.177 pessoas pelo programa. 

Diante da queda no número de novos casos na capital, o serviço realizou a última visita domiciliar nesta segunda-feira, 30. Durante o período em que esteve ativo, o programa chegou a contar com oito equipes multiprofissionais, compostas por médico, enfermeiro e agente de saúde local. As visitas sempre aconteciam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no mesmo expediente das Unidades Básicas de Saúde.

“O programa sempre teve essa característica de ser uma extensão do atendimento prestado nas unidades de referência e no serviço de monitoramento, focando nos casos mais delicados, com pessoas que tinham alguma dificuldade de locomoção ou acamadas, com relação à covid-19. E durante esse mais de um ano, teve um papel importante na recuperação desses pacientes, evitando na maioria dos casos o agravamento da doença e a necessidade de internação”, avalia a coordenadora do Programa, Sindaya Belfort. 

Dados epidemiológicos
Dados apresentados pela Secretaria Municipal da Saúde durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) apontam queda de 87% para novos casos confirmados de covid-19 na cidade, comparando as duas últimas semanas.

O município também registra queda de 56% na positividade dos exames, em 14 dias. Para a média de internamento, a redução é de 49,46%. Já no número de óbitos, comparando com o mês de julho, a queda é de 78,66%.