Prefeitura realiza manutenção preventiva no sistema elétrico dos mercados centrais

Serviços Urbanos
31/08/2021 16h10

Nos últimos dias, a Prefeitura de Aracaju desenvolveu ações de manutenção preventiva nas subestações elétricas dos espaços que  integram o complexo dos mercados centrais da capital, gerenciados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). No Thales Ferraz e Antônio Franco, o serviço foi concluído nesta terça-feira, 31. Já No Maria Virgínia Leite Franco, a atividade foi realizada no mês de junho.

De acordo com a coordenação dos centros de compras, os trabalhos contemplaram a limpeza mecânica dos transformadores e quadros, pintura, substituição de portas, melhoramento da iluminação interna, teste de aterramento e mudança de disjuntor. 

“Retiramos duas amostras de óleo dos dois transformadores para serem enviadas ao laboratório para análise da capacidade de isolamento dos mesmos. Nosso objetivo é ampliar a capacidade de condução elétrica dos cabos e conectores, bem como promover mais segurança no funcionamento dos equipamentos”, explica o coordenador dos mercados centrais, Nivaldo Mota.

Também nesta terça, no Maria Virgínia, a Emsurb iniciou o reforço da rede elétrica no setor de eletrônicos e importados. A atividade visa reduzir a incidência de oscilações no fornecimento de energia para os boxes. “Será realizada a troca de cabos, verificação dos quadros elétricos e, ainda, a instalação de refletores em LED para otimizar a iluminação em pontos estratégicos do mercado”, acrescentou o coordenador.

Ainda no Maria Virgínia, recentemente, a empresa municipal efetuou outras melhorias, como o conserto do telhado, substituição de cabos de estabilização do pavimento superior, troca de lâmpadas na área do hortifruti, renovação de estruturas metálicas no setor de confecções e reforma no alojamento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), instalado dentro das dependências do mercado.

Conforme explicou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo, a regularidade na prestação destes serviços promove, além do melhor funcionamento dos espaços, mais conforto, segurança e bem-estar aos permissionários, servidores e, principalmente, à população aracajuana.

“Por isso, além das ações de higienização diárias, mantemos um cronograma de ações de manutenção a partir de constantes monitoramentos para atender as principais demandas que surgem”, afirmou Bira Rabelo.