Prefeitura capacita guardiões para manutenção de novos armamentos

Guarda Municipal
31/08/2021 20h46

Seguindo o cronograma de capacitação continuada, a Prefeitura de Aracaju realizou nesta terça-feira, 31, o curso de Manutenção em Pistola para integrantes da Coordenadoria de Material Bélico e Controlado da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

Com a aquisição de 27 pistolas em meados de 2020, se fez necessário a realização de treinamento, a fim de que o armamento seja conservado na própria instituição, prorrogando, assim, sua vida útil e as perfeitas condições para o uso operacional.

"Houve a necessidade da realização desse curso após a aquisição do armamento. Por conta das dificuldades relacionadas à pandemia, só pudemos efetivar os encontros presenciais agora. E, para tal, contamos com a parceria essencial da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) e do representante da Polícia Militar de Sergipe que ministrou a capacitação para os nossos guardiões", destaca o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, Luís Fernando Almeida, ressalta que é preciso estar bem preparado, caso haja a necessidade de utilizar a arma letal.

"Nós trabalhamos no sentido de que não seja necessária a utilização do armamento letal e torcemos para isso. Mas, na defesa da vida do guarda municipal, se isso for necessário, que ele tenha uma arma bem cuidada e tenha todo o treinamento possível para realizar da melhor maneira o cumprimento dessa missão em legítima defesa", considerou.

Dez guardiões participaram dessa edição da capacitação ministrada pelo sargento Fábio Machado, integrante do Centro de Treinamento Operacional da Polícia Militar de Sergipe. "Apresentamos o conhecimento teórico e prático do primeiro escalão de manutenção em pistolas para os armeiros da corporação, a fim de eles se tornem multiplicadores para os demais guardas municipais. Afinal, todo integrante dos órgãos de segurança pública precisa conhecer em detalhes seu armamento para fazer uso dessa ferramenta na totalidade de sua capacidade, de forma técnica e precisa", explicou o sargento Machado.

O secretário Luís Fernando Almeida reforça ainda que essa parceria gera grandes contribuições para o aprimoramento dos trabalhos. "A Polícia Militar, sempre parceira da GMA, contribui para que haja mais conhecimento, mais segurança, mais zelo e cuidado com o material bélico, que é de fundamental importância", frisou.

Parceria

Realizado nas instalações da Esgap, o curso de manutenção em pistola é mais uma das capacitações fruto da parceria entre a GMA e a Escola de Governo ao longo dos anos.

"A Escola de Governo sempre teve as suas portas abertas para o conjunto das Secretarias. A Esgap serve aos objetivos da gestão municipal com destaque para a qualidade de vida e a construção de uma cidade humana, que garante a cidadania, passando também pela proteção e a segurança da população. Fortalecer a qualificação dos nossos guardiões é um aspecto fundamental de nossa política de defesa da sociedade. O curso foi uma iniciativa da GMA, por intermédio da sua Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento, cabendo a nós abrir as portas, respeitando todas as medidas de biossegurança para sediar essa importante capacitação", explica Bosco Rolemberg, diretor da Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju.

O secretário da Defesa Social destaca que a Esgap sempre foi uma grande parceira. "Já realizamos diversas palestras e cursos com a colaboração da Esgap. Da mesma forma, também participamos dos cursos lá realizados. Assim, nosso agradecimento ao Bosco Rolemberg, companheiro de profunda capacidade, que dá um grande valor ao conhecimento, ao aperfeiçoamento das pessoas, como grande ser humano que é", concluiu.