Prefeitura conclui 13ª etapa de distribuição dos kits de alimentação escolar

Educação
01/09/2021 16h00

Com o intuito de garantir a nutrição dos estudantes, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), concluiu, nesta quarta-feira, 1º, mais a 13ª rodada de entrega dos kits de alimentação escolar, realizada mesmo com as unidades de ensino em período de férias.

Durante oito dias, o cronograma de distribuição contemplou todas as 74 unidades escolares da rede municipal com mais 250 toneladas de alimentos entregues e mais de 30 mil alunos beneficiados.

A Prefeitura distribui estes kits aos estudantes desde o mês de março de 2020, quando foi necessário suspender as aulas presenciais por conta da pandemia. Desde então, foram mais de 3.000 toneladas de alimentos entregues aos alunos das escolas municipais. A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, afirma estar grata e bastante feliz com a conclusão das entregas e agradece o apoio de todos os envolvidos.

"É uma imensa alegria ver uma ação como esta ser concluída, de forma organizada e comprometida. Isto não seria possível sem o comprometimento e engajamento de todos. Tenho que destacar e agradecer o empenho dos gestores escolares, empresas terceirizadas, servidores da Semed, o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e toda a comunidade escolar que contribuiu para que esta missão fosse realizada com organização e responsabilidade", destacou a secretária.

Cada aluno recebeu um conjunto de produtos que seriam servidos na merenda e equivalem a quatro refeições diárias para os alunos de creche e uma refeição diária para os alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.

Os produtos são recomendados  e avaliados por uma equipe de nutricionistas, aprovados pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae) e adaptados para serem consumidos pelos alunos durante um mês.

Avô da aluna Lorena Sofia, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Núbia Marques, no bairro Coroa do Meio, José Valdécio pontua que esta tem sido uma ajuda significativa para as famílias de Aracaju.

"É maravilhoso a Prefeitura estar distribuindo estes kits, senão tinha muita gente passando fome. Não é uma cesta básica, mas quantas pessoas estão precisando desse "pouquinho". Porque é para as crianças, mas todo mundo em casa vai consumir. Então ajuda muito", diz Valdécio.

Entregas na escola nova
Mães e responsáveis pelos alunos da Emef Anísio Teixeira, no bairro Atalaia, foram pegar os kits de merenda escolar no prédio da escola recém-inaugurada. Muitos deles expressaram surpresa e brilho nos olhos ao adentrarem a unidade de ensino. Com estrutura reformada e ampliada, ela foi entregue à população no último dia 13 de agosto.

"Hoje é um dia especial. Estamos fazendo a primeira entrega no prédio novo e a expectativa é receber 530 mães ou responsáveis para o recebimento dos kits. Para isso, adotamos todos os protocolos sanitários, com a utilização de álcool em gel, medição de temperatura. Está tudo bem organizado e ocorrendo bem. Então, este é um dia de alegria para todos nós", relata o diretor da Emef Anísio Teixeira, Marcos Barbosa.

Simoni Santos, merendeira e mãe do aluno Davi de Jesus, de 8 anos, não escondeu a surpresa ao entrar na nova Anísio Teixeira. "Gostei bastante da nova escola. A estrutura está bem legal, ampla, organizada, limpa e com esse sistema de entrega nos trazendo segurança com a aferição da temperatura e o álcool em gel. Agradeço a Deus e à Educação por estarem ajudando a gente", expressa.