Covid-19 - Aracaju vacinou 5.988 pessoas nesta sexta-feira, 3

Agência Aracaju de Notícias
03/09/2021 21h12

A Prefeitura de Aracaju deu continuidade nesta sexta-feira, 3, ao terceiro e último dia da retomada da repescagem para pessoas com 18 anos ou mais, que ainda não se vacinaram contra o coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o balanço do dia fechou com 2.192 pessoas vacinadas com a primeira dose e 3.796 com a segunda dose, totalizando 5.988 aplicações.

Com mais esse quantitativo, a capital sergipana soma, até o momento, 455.544 aracajuanos vacinados, o que representa 68,51% da população total e 88,64% dos maiores de 18 anos. 

A partir deste sábado, 4, o município estará iniciando a vacinação de adolescentes com comorbidade ou deficiência permanente, de 12 a 17 anos. Como também, seguirá aplicando a segunda dose antecipada de Astrazeneca, para aqueles agendados até 13 de setembro, e Pfizer, para marcações até 16 de setembro, além da CoronaVac, para quem já chegou à data marcada no cartão de vacinação.

 
Gratidão

Uma dessas pessoas que recebeu a segunda dose foi Dalvina Alves Moreira, de 49 anos. Ela se dirigiu esta manhã à Unidade Básica de Saúde (UBS) Max de Carvalho, no bairro Ponto Novo, e fez questão de verbalizar as batidas de seu coração. "Vim tomar a minha segunda dose e estou muito alegre. O sentimento é de muita gratidão. Primeiramente a Deus, para depois ser à vacina. Independentemente disso, vou continuar usando máscara", externou.
 
Quem também esteve na UBS Max de Carvalho foi Edson Martins, 53. Para ele, a vacina é sinônimo de vida longa. "Muita satisfação. A vida deve ser prolongada cada vez mais. Essa vacina é importante porque dá esperança de vida para a gente. Recomendo a todos e o recado que deixo às pessoas é que não deixem de se vacinar, porque estamos todos dentro do mesmo barco", frisou.
 
Já Vitória Santos Bezerra, 23 anos, esteve no ponto montado na Igreja Universal, localizada próximo ao terminal DIA, para receber a primeira dose. Além de externar felicidade, ela alertou à população a não perder o prazo de vacinação.

"Tantas pessoas morreram e não tiveram a chance de tomar a vacina. Então, é motivo de gratidão. As pessoas que não se vacinaram precisam vir se vacinar, é o recado que deixo. Vacinação salva vidas. Vou continuar com todos os protocolos, até porque a covid ainda está por aí matando, infelizmente", destacou.
 
Itamar dos Santos, 39, disse que perdeu o prazo para tomar a vacina, mas, logo que conseguiu organizar sua agenda, deu prioridade à vacinação, agora na repescagem. "A vacina evita complicações do vírus, dando mais segurança a toda a população. No meu caso, eu perdi a data e vim aqui na Universal para a repescagem. Venham todos tomar logo, o sentimento é de segurança, de saber que não vou correr o risco de pegar o vírus ou até mesmo propagar por aí", colocou.

No auditório da Escola Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, Nadiane Oliveira da Silva, 29 anos, disse, ao concluir seu esquema vacinal, que o sentimento era de pura esperança. "Recomendo a todos, porque nós temos familiares e tem muita gente sendo vítima, como vemos nos jornais. Estar imunizado é muito importante", sintetizou.

Segunda Dose
 
Além das antecipações já em vigor, nesta sexta-feira, 3, a Prefeitura anunciou mais uma antecipação da segunda dose. A partir deste sábado, 4, poderão buscar a conclusão do ciclo vacinal aqueles que possuem a segunda dose de Astrazeneca agendada até o dia 13 de setembro. Bem como, aqueles que possuem a segunda dose de Pfizer marcada até 16 de setembro. 

Pontos para antecipação da segunda dose de AstraZeneca: UBSs Cândida Alves (Santo Antônio), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Augusto Franco (Farolândia), das 8h às 16h; e os dois drives do Parque da Sementeira e 28º Batalhão de Caçadores, que funciona das 8h às 17h.

São pontos de antecipação D2 da Pfizer: drives do Parque da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores (das 8h às 17h), Externato São Francisco (Suíssa), Auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos), Universidade Tiradentes (Farolândia), Uninassau (avenida Augusto Franco) e UBS Santa Terezinha (Robalo), das 8h às 16h.
 
Para ser vacinado, basta levar o cartão de vacina comprovando que tomou a primeira dose, um documento com foto e CPF e um comprovante de residência de Aracaju em nome da pessoa a ser vacinada ou dos pais.

A segunda dose de CoronaVac segue sendo ofertada no Auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos), das 8h às 16h, para aqueles que a data da segunda dose agendada no cartão de vacinação tenha chegado. Gestantes, puérperas e lactantes (com código) devem buscar primeira dose também no auditório.
 
Primeira Dose

Conforme anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a partir deste sábado, 4, serão vacinados os adolescentes aracajuanos (12 a 17 anos) com comorbidades, deficiências permanentes, gestantes, puérperas e lactantes e aqueles que estão privados de liberdade. A vacinação ocorrerá em oito pontos até o dia 10 de setembro.

São eles: Unidades Básicas de Saúde Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Santa Terezinha (Robalo); os shoppings Riomar (Coroa do Meio) e Aracaju Parque Shopping (Industrial); as universidades Tiradentes (Augusto Franco) e Maurício de Nassau (avenida Augusto Franco); o auditório da Escola Presidente Vargas (Siqueira Campos) e o drive-thru do Parque da Sementeira.

Para receber a vacina, as pessoas que fazem parte do grupo priorizado nesta fase devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência em nome dos pais e relatório médico que ateste a comorbidade. Nos pontos fixos, a vacinação ocorrerá das 8h às 16h. Já no drive, o acesso ao imunizante se dá de 8h às 17h, após cadastro no Portal "VacinAju" e liberação do código autorizativo.