Prefeitura realizará Jornada Pedagógica no segundo semestre letivo de 2021

Educação
03/09/2021 16h20

A Prefeitura de Aracaju não tem medido esforços para garantir um ensino de qualidade aos aracajuanos. E tendo em vista o retorno das aulas presenciais, previsto para o dia 13 de setembro, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoverá a Jornada Pedagógica 2021 - 2º semestre.

O evento será iniciado na quarta-feira, dia 8, e seguirá até a sexta, 10, de forma online, através de plataformas digitais YouTube, Zoom e Google Meeting. Apenas o encontro da Educação Especial será realizado presencialmente, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, localizada no bairro Novo Paraíso.

A Jornada tem como público-alvo docentes, gestores e equipes de suporte pedagógico da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial.

A secretária da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite, afirma que a Prefeitura tem desempenhado uma soma de esforços destinados à garantia do retorno do ensino presencial de forma segura e responsável. Ela destaca que a Jornada Pedagógica é parte das medidas para o segundo semestre deste ano letivo, em que a Educação de Aracaju caminha para um novo momento.

"A Jornada é de suma importância para a preparação de nossos profissionais, tanto no viés pedagógico quanto em relação às orientações acerca dos protocolos de segurança contra a covid-19. Além disso, através desse encontro, podemos tirar as dúvidas dos professores, abrir o diálogo entre todos e alinhar todas as ideias, objetivos e ações da Semed", explica a secretária.

Programação

Durante os três dias de Jornada Pedagógica, vários temas serão trabalhados. O evento terá início abordando o acolhimento às crianças e, ao decorrer da programação, serão explanados o planejamento pedagógico, a organização da rotina escolar no contexto da pandemia, apresentação de ações e compartilhamento de experiências exitosas dentro do campo educacional.

Confira o cronograma detalhado da Jornada Pedagógica 2021 - 2º semestre:

JORNADA PEDAGÓGICA - 2º SEMESTRE 2021
PROGRAMAÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL

8 de setembro
10h - Acolhimento das crianças de creche e pré-escola em tempos desafiadores, ministrada pela profa. Regina Shudo (Youtube Ceafe)
14h - Apresentação da Coleção Descobrir e Aprender e da Plataforma IPDH, ministrada pela profa. Amanda Maia (Zoom Meeting)
14h - A intenção pedagógica e os objetivos de aprendizagem, pela  Profa. Joyce M. Rosset( Youtube Ceafe)

9 de setembro
9h - Educação Socioemocional no contexto de crise: (re)planejar, (re)significar e (re)inventar, ministrado pela Dra. Ana Maura Tavares (Youtube Ceafe)

14h - Compartilhando experiências vividas no retorno às atividades presenciais no município de Brusque/SC, ministrado pelas professoras Fabrine Verdi de Oliveira Silva da Rosa , Franciele Márcia Mayer e Ana Paula Schlindwein (Youtube Ceafe)

ENSINO FUNDAMENTAL
14H - Planejando a primeira quinzena de atividades escolares presenciais, por Ana Débora França (Google Meet)

16h - Apresentação do SIMAAju, por Ana Débora França e Caio Dávinis

EDUCAÇÃO ESPECIAL
9 de setembro
* Destinado a profissionais de apoio à inclusão - cuidadores, intérpretes e instrutores de Libras que atuam nas escolas das regiões 1, 2, 3 e 4

9h - Acolhendo os profissionais de apoio à inclusão: é preciso cuidar de quem cuida, pelas psicólogas Mirian Santos Araújo Andrade - CRP 19/3870 e Julianna  Feitosa Menezes Macêdo - CRP 19/3872  (Formação presencial na Emef Carvalho Neto)

14h - A importância do profissional de apoio à inclusão no retorno seguro às escolas, por Carlúcia Vieira Fontes Dantas - Professora e técnica COESP; e Alex A. Alves - Professor de Arte e técnico da COESP (Formação presencial na Emef Carvalho Neto)

10 de setembro
Destinado a Profissionais de Apoio à Inclusão - Cuidadores, Intérpretes e Instrutores de Libras que atuam nas escolas das regiões 5, 6, 7 e 8

9h - Acolhendo os profissionais de apoio à inclusão: é preciso cuidar de quem cuida, por Mirian Santos Araújo Andrade - CRP 19/3870 e Julianna  Feitosa Menezes Macêdo - CRP 19/3872  (Formação presencial na Emef Carvalho Neto)

14h - A importância do profissional de apoio à inclusão no retorno seguro às escolas, por  Carlúcia Vieira Fontes Dantas - Professora e técnica COESP; e Alex A. Alves - Professor de Arte e técnico da COESP (Formação presencial na Emef Carvalho Neto)

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
8 de setembro
18h - Acolhimento: Mesmo longe, estamos perto, por Larissa Meiriele Monteiro da Silva (Youtube Ceafe)
19h - Entender como se aprende para entender como se ensina na Educação de Jovens e Adultos, pelas professoras Karine Belchior e Ana Izabel de Moura (YouTube Ceafe)