Prefeitura inicia segunda jornada pedagógica do ano letivo 2021

Educação
08/09/2021 17h50

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), continua com o foco na retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino. E nesta quarta-feira, 8, iniciou a segunda Jornada Pedagógica do ano letivo de 2021, destinada a todos os profissionais do magistério que atuam na rede.

Até o próximo dia 10, serão realizados, de forma remota, diversos debates e palestras, ministradas por profissionais convidados e pelo corpo de técnicos da Semed. Além de professores e coordenadores pedagógicos, os temas também envolvem cuidadores da Educação Infantil e da Educação Especial. 

"Este é um ano atípico em nossa rede, por conta da pandemia, por isso temos duas jornadas pedagógicas: a primeira, que aconteceu em março, tendo em vista o retorno das atividades escolares em formato online, e essa de setembro, que anuncia o retorno das atividades escolares presenciais na rede municipal de Aracaju. É importante frisar que o foco desta formação é pedagógico, já que as formações sobre os protocolos de segurança sanitária, com vistas ao retorno seguro, foram realizadas durante os meses de julho e agosto", explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

Entre outros temas, serão abordados na Jornada Pedagógica o acolhimento das crianças de creche e pré-escola em tempos desafiadores; o compartilhamento de experiências vividas no retorno às atividades presenciais no município de Brusque/SC; a importância do profissional de apoio à inclusão no retorno seguro às escolas; entender como se aprende para entender como se ensina na Educação de Jovens e Adultos, .

Os coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamenta também terão a oportunidade de conhecer o Sistema Municipal de Acompanhamento da Aprendizagem de Aracaju (SIMAAju), uma plataforma desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Semed, junto com o Departamento de Educação Básica (DEB). O sistema tem como objetivo unificar o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos da rede e é uma das metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju na área da Educação.