Aracaju já vacinou mais de 456 mil pessoas contra covid-19

Saúde
09/09/2021 20h45

Nesta quinta-feira, 9, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vacinou mais 2.891 aracajuanos, sendo 216 adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente, entre 12 e 17 anos, público prioritário neste momento, e 2.675 pessoas que precisavam tomar a segunda dose da AstraZeneca até o dia 13 de setembro e da Pfizer até o dia 16 de setembro, inseridas na antecipação vacinal.

Com isso, Aracaju chegou à marca de 456.389 pessoas vacinadas, o equivalente a 80,08% da população geral. Para se vacinarem, os adolescentes acompanhados dos responsáveis devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência em nome dos pais e relatório médico que ateste a comorbidade.

Maria da Graça Menezes levou o filho Isaque Menezes, de 12 anos, para tomar a primeira dose no ponto montado no Auditório Antônio Alves, no bairro Siqueira Campos. “O coração agora bate mais aliviado, vendo meu filho vacinado. Vacinas salvam, pelo amor de Deus venham se vacinar”, conclamou.

No ponto de vacinação para a primeira dose montado no Aracaju Parque Shopping, Julio Cesar Ferreira, de 13 anos, foi vacinado em companhia da mãe, Tatiana Ferreira dos Santos. “Ao ver meu filho sendo imunizado com a primeira dose, meu coração transborda de felicidade. A vacina é segura e recomendo para todos”, enfatizou a mãe.

Quem também recebeu a primeira dose no Aracaju Parque Shopping foi Maria Adrielle Bonfim, de 14 anos, que estava acompanhada de sua mãe, Simone Moura Bonfim. “A expectativa era muito grande, meu coração chega transborda de satisfação e tranquilidade”, disse.

A Universidade Tiradentes (Unit) foi o ponto que Caroline Braga escolheu para o filho Cristian Braga, de 14 anos, receber a primeira dose. “O sentimento é que aos poucos as coisas voltem à normalidade. Espero que todos tomem a vacina e continuem respeitando as normas de biossegurança”, afirma.

Segunda dose
Na Unit também esta sendo aplicada a segunda dose da Pfizer para quem precisa receber este imunizante até 16 de setembro. “Concluo meu esquema vacinal com a sensação de dever cumprido. A vacina é necessária e quanto mais pessoas se vacinarem, mais o coletivo estará protegido”, alertou Maria Eunice Xavier.

Jorge Luiz Souza tomou sua segunda dose da AstraZeneca no Parque da Sementeira e estava feliz com a finalização do seu ciclo vacinal. “Todos temos que ter a consciência da importância da vacina. E mesmo imunizado, precisamos continuar seguindo as normas de biossegurança, usando mascara, álcool em gel e o distanciamento social”, orienta.

Continuidade do cronograma  
A vacinação de adolescentes com comorbidades e deficiência permanente segue até amanhã, dia 10. 

Os pontos de vacinação da capital, são: Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha (Robalo), os shoppings Riomar (Coroa do Meio) e Aracaju Parque Shopping (Industrial), as universidades Tiradentes (Augusto Franco) e Uninassau (avenida Augusto Franco) e o auditório da Escola Presidente Vargas (Siqueira Campos), das 8h às 16h, e no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 17h, mediante apresentação do código autorizativo após cadastro no VacinAju.

Antecipação
Os pontos para antecipação da segunda dose de AstraZeneca são: UBSs Cândida Alves (Santo Antônio), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Augusto Franco (Farolândia), das 8h às 16h; e os drive-thrus do Parque da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores, que funcionam das 8h às 17h. Devem procurar os pontos quem precisa receber a segunda dose até 13 de setembro. 

Já os pontos de antecipação da dose de reforço da Pfizer para quem tem que receber vacina até 16 de setembro são o Externato São Francisco (Suíssa), Auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos), Universidade Tiradentes (Farolândia), Uninassau (avenida Augusto Franco) e UBS Santa Terezinha (Robalo), das 8h às 16h, além dos drives do Parque da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores, das 8h às 17h. 

Para ser vacinado basta levar o cartão de vacina comprovando que tomou a primeira dose, um documento com foto e CPF e um comprovante de residência de Aracaju em nome da pessoa a ser vacinada.