Prefeitura desenvolve plataforma para avaliar aprendizagem dos alunos da rede municipal

Educação
09/09/2021 16h50

A Prefeitura de Aracaju desenvolveu o Sistema Municipal de Acompanhamento da Aprendizagem de Aracaju (SIMAAju). A plataforma, criada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) para unificar o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino, é uma das metas do Planejamento Estratégico da gestão municipal na área da Educação.
 
A ferramenta eletrônica,  desenvolvida pelos Departamentos de Tecnologia da Informação e de Educação Básica da Semed, facilita o processo de realização de avaliações diagnósticas nas escolas municipais de Aracaju.

Como explica o diretor do DTI/Semed, Caio Dávinis, ainda que a Educação de Aracaju disponha de parcerias que disponibilizam ferramentas de avaliações segmentadas, a partir de sistemas diferentes para alcançar um propósito, foi preferível optar por uma plataforma que concentrasse todas as atividades necessárias num só local, tornando mais prático o trabalho dos profissionais que a utilizarão.

"Teríamos que tratar com vários sistemas diferentes para alcançar somente um propósito. Então o que nós do DTI fizemos, junto ao DEB, foi sentar, avaliar todas as plataformas e constatar que seria viável criarmos a nossa própria. Isso nos possibilita realizar todas as atividades necessárias para as avaliações num local só, onde todos os dados ficam sob nossa posse. Assim, também não teremos nenhum tipo de dependência ao precisar gerar relatórios ou para resolver qualquer outra questão", explica Caio Dávinis.

SIMAaju
O SIMAaju funciona da seguinte forma: o DTI cadastra todas as provas, suas questões, seus itens e gabaritos dentro da plataforma. Após isto, os professores, gestores ou parte administrativa acessam o sistema e registram os alunos dentro de suas turmas.

Logo após, tendo essas duas bases prontas, com os nomes dos estudantes e as avaliações cadastradas, as folhas de respostas são impressas para que os alunos possam utilizá-las na hora da avaliação. Posteriormente, essas respostas serão cadastradas dentro do sistema.

"Com base no gabarito das questões são gerados diversos relatórios que poderão possibilitar o cumprimento da meta do Planejamento Estratégico. A longo prazo, continuaremos a fazer essas avaliações em parceria com as escolas", explica Caio.