Prefeitura realiza encontro de acolhimento com profissionais de apoio da educação especial

Educação
10/09/2021 14h10
Início > Noticias > 92302

“Cuidar de quem cuida”. Com este tema, a Prefeitura de Aracaju está realizando um acolhimento voltado a todos os profissionais que atuam no apoio à Educação Inclusiva na rede municipal de ensino. A atividade faz parte do planejamento de volta às aulas presenciais, as quais serão retomadas no próxima segunda-feira, dia 13.

O encontro foi iniciado na quinta-feira (9) e será encerrado na tarde desta sexta-feira, 10. No total, aproximadamente 140 trabalhadores participam do encontro, entre cuidadores, intérpretes e instrutores de Libras e também supervisores da empresa terceirizada. O evento, realizado na quadra da Emef Carvalho Neto, no bairro Novo Paraíso, teve os participantes divididos em grupos para evitar aglomerações. 

“Estes profissionais passaram por vários outros momentos de orientação em relação às diretrizes para o retorno presencial e neste momento nos reunimos para fazer um misto de acolhimento, orientação e motivação. Nesse momento crucial, eles precisam se sentir capazes e confiantes e daremos este suporte e acompanhamento. Considerando que a função deles, como profissional de apoio é estar muito próxima ao aluno, sabemos que existem alguns pontos desafiadores, como distanciamento, o auxílio na locomoção, na alimentação. Estamos apostando na capacidade de encontrarmos soluções que façam com que eles estejam na escola e que seja o mais seguro possível para alunos e cuidadores”, explica a coordenadora de Educação Especial da Semed, Taísa Aragão. 

No encontro, estão sendo realizadas diversas dinâmicas e momentos de escuta. “É um momento de troca entre eles, já que todos passaram muito tempo distantes um dos outros por conta do isolamento social. É uma ocasião para que eles, enquanto grupo, enxerguem os desafios desse retorno presencial e que possamos pensar também em soluções. É um momento para conversarem entre si, desabafarem, e que também possam trocar soluções, angústias e ânimos, para se fortalecerem e poderem ir enfrentando e lidando com esses desafios”, pontua a psicóloga Juliana Macedo, uma das facilitadoras do encontro.

De acordo com a psicóloga Mirian Andrade, que também está à frente das atividades do encontro, esta ação oferece suporte aos profissionais de apoio, mostrando que eles têm com quem contar.
 
“Esse é um momento muito importante de integrar a equipe, para eles perceberem que não estão sozinhos. Cada profissional vai enfrentar um desafio nesse retorno, mas é neste momento em que eles se identificam como profissional de apoio, que se escutam e também tem o suporte um do outro pra enfrentar momento que é único pra todos nós. Entendendo que esta é uma situação que não tem como ter cem por cento de controle, mas que existem condições de conduzir essa situação da forma mais saudável possível”, comenta Mirian.

Nos meses de julho e agosto, todos os trabalhadores que atuam nas escolas municipais de Aracaju receberam uma formação a respeito dos protocolos sanitários de retorno às aulas presenciais. No entanto, no caso da Educação Especial, o encontro de agora visa a assistir os trabalhadores de uma maneira mais específica à área de atuação.

“O trabalho realizado anteriormente foi mais geral, com todos os profissionais das escolas, esse da educação especial está sendo contemplado especificamente de uma maneira mais restrita a eles, para que possamos discutir questões mais pertinentes ao trabalho destes profissionais que já estão conosco há bastante tempo e já participaram de outras capacitações”, complementa Taísa. 

O cuidador José Clênio Leite diz que está ansioso para o retorno às aulas presenciais e comemora a oportunidade de poder participar do encontro realizado pela Semed. “Estou gostando muito, é um incentivo pra gente. Planejamos nosso trabalho com a equipe pedagógica e psicopedagógica da escola e viemos aqui para aprender e reavaliar esse planejamento, para adequarmos à nova realidade”, conta José Clênio.

Salas de Recursos Multifuncionais
Com o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino, também serão retomados os atendimentos nas salas de recursos. Com adequações, o atendimento educacional especializado continuará sendo ofertado aos alunos público-alvo da educação especial.

“O aluno vai poder optar pelo ensino presencial ou remoto. O atendimento na sala de recursos já é feito de forma previamente agendada e, normalmente, é atendido um aluno por vez ou um grupo muito pequeno. Os professores estão orientados agora sobre todas as medidas de segurança e a recomendação é em relação aos materiais pedagógicos que não podem comprometer as regras de higienização. Outra medida adotada é de que o aluno agora seja atendido no mesmo turno em que estuda e não mais no contraturno, como antes, para evitar que o aluno saia de casa duas vezes ao dia para ir à escola”, reforça Taísa.