Prefeitura vacina contra covid adolescentes privados de liberdade

Saúde
10/09/2021 15h30

Com a ampliação do cronograma de vacinação contra a covid-19, na capital, que contempla, atualmente, adolescentes com comorbidades ou deficiências permanentes de 12 a 17 anos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aplicou a primeira dose do imunizante em adolescentes privados de liberdade. Foram 26 adolescentes, sendo uma gestante, vacinados na Fundação Renascer.

A vacinação desse público é importante pois o ambiente de reclusão se torna um local de alta transmissão do vírus e isso, conforme explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, coloca em risco os adolescentes e até mesmo os trabalhadores das instituições. "Além disso, estamos seguindo o que preconiza o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que envia doses destinadas a esse grupo”, ressalta.

População em geral
Desde o último dia 4, o Município vem imunizando adolescentes com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades ou deficiências permanentes, além das gestantes, puérperas e lactantes. Com o anúncio do novo cronograma, vigente a partir deste sábado, 11, adolescentes com 17 anos e sem comorbidades, além das pessoas com idade a partir dos 18 anos, que ainda não receberam a primeira dose, poderão se vacinar.

Nesta etapa, a administração municipal também dará início ao reforço com a terceira dose para os idosos com mais de 60 anos, que receberam a segunda dose até 31 de março. Serão disponibilizados oito pontos, incluindo o drive-thru do Parque da Sementeira.

Até o momento, a capital sergipana imunizou 456.389 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, o que equivale a 68,63% da população geral. Quando se considera a população acima dos 18 anos, já são 88,6% dos aracajuanos imunizados com a primeira dose. Com a segunda dose ou dose única, o município alcançou 214.099 pessoas.