Aracaju avança na imunização contra covid e vacina mais 9.768 pessoas

Agência Aracaju de Notícias
11/09/2021 21h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), seguindo com o cronograma da campanha municipal de vacinação, deu início neste sábado, 11, à imunização dos adolescentes de 17 anos, sem comorbidades, assim como ao reforço com a terceira dose para os idosos com mais de 60 anos, que receberam a D2 até 31 de março.

No balanço do dia, 2.493 aracajuanos receberam a primeira dose, 6.822 pessoas completaram seu esquema vacinal com a segunda dose e 453 idosos receberam o reforço da terceira dose.

Com isso, Aracaju chegou à marca de 459.088 pessoas vacinadas, o equivalente a 69,04%% da população geral.

Para além dos pontos de vacinação, e assim como havia feito com as demais doses, a administração municipal garantiu a terceira aos idosos institucionalizados nos asilos Rio Branco e Solar da Vovó.

O aposentado Antônio Fontes, 77 anos, buscou a dose de reforço no drive montado no Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira, já no primeiro dia disponível.

“Eu soube da terceira dose e vim. É muito importante para a gente continuar sobrevivendo, ter qualidade de vida. Eu estou achando a campanha de vacinação da Prefeitura excelente, estão de parabéns, tudo muito organizado aqui na Sementeira”, diz.

O adolescente Matheus Lima, 17 anos, escolheu o mesmo local, e deixou recado para os que compartilham sua faixa etária.

“A gente já tem quase dois anos em casa, então tomar a vacina é muito bom. É importante porque nos protege e também os nossos familiares. Agora me sinto mais tranquilo. Você que é jovem venha se vacinar, aproveite essa oportunidade para ajudar o Brasil a melhorar”, disse

A representante comercial Eliane Lemos, 52 anos, escolheu receber a segunda dose do imunizante no ponto montado na Universidade Tiradentes (Unit). Ela explica que sua felicidade com a agilidade na imunização está ligada a possibilidade de vislumbrar o fim da crise sanitária.

“Para mim significa segurança, garantir a saúde, não apenas da mina, mas também das pessoas com quem a gente convive. Além disso, com o avanço da campanha a gente começa a ter esperança de que as coisas vão melhorar”, frisou.

A jovem aprendiz Maria Eduarda dos Santos, 18 anos, por sua vez, vacinou-se com a primeira dose no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas.  Ela era a pessoa que faltava em seu núcleo familiar para que todos estivessem imunizados.

“Eu estou muito feliz, porque toda a minha família já tinha tomado pelo menos uma dose, eu sou a última. Tenho uma avó de 83 anos e agora fico mais tranquila. Acho que as pessoas precisam se vacinar para se proteger, os familiares e todo mundo”, conta.

A estudante Maria Paula Meneses, 17 anos, buscou a primeira dose na Unidade Básica de Saúde (UBS) Onésimo Pinto, no Jardim Centenário, e apontou  a necessidade de manter os cuidados de biossegurança.

“A importância da vacina é prevenir contra um vírus que já trouxe muitos problemas para a sociedade. Eu estava muito ansiosa para me vacinar, este está sendo um dos dias mais felizes do ano para mim. Mas ainda falta outra dose, então agora é seguir usando máscara e álcool em gel. A saúde tem que estar em primeiro lugar”.

Cronograma
De acordo com o calendário municipal, adolescentes de 17 anos poderão se vacinar de 11 a 17 de setembro. O reforço para os idosos acima de 60 anos também será disponibilizado nestes dias. A vacinação ocorrerá nos seguintes pontos fixos, das 8h às 16h: UBS Santa Terezinha (Robalo); Shopping Riomar (Coroa do Meio); Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial); Universidade Tiradentes (Farolândia); Uninassau (avenida Augusto Franco); e Igreja Universal do Reino de Deus (próximo ao viaduto do DIA). No fim de semana, 11 e 12, também será possível receber a primeira dose na Unidade Básica de Saúde Onésimo Pinto (Jardim Centenário). Já, durante a próxima semana, a vacinação também ocorrerá na Estação Cidadania (Bugio).

Além destes pontos, a vacina também será disponibilizada no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 17h. Para o local, é preciso ter cadastro no portal "VacinAju" e código de autorização liberado. Já para os pontos fixos, basta apresentar comprovante de identificação com foto e comprovante de residência no nome da pessoa ou em nome dos pais.

Repescagem
Além disso, nesta fase a Prefeitura dará continuidade à repescagem para a população acima de 18 anos que ainda não recebeu a primeira dose da vacina. Para esse público, o imunizante estará disponível, exclusivamente, no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas, das 8h às 16h.