Prefeitura inicia em Aracaju o projeto Futebol de Rua pela Educação

Juventude e Esporte
13/09/2021 16h50

Futebol, educação e diversão: essa é a receita do projeto Futebol de Rua pela Educação, que será iniciado às 10h desta terça-feira, dia 14, na Escola Municipal Dom José Vicente Távora, na rua Manoel Preto, Bairro Industrial.
 
O projeto, realizado pelo Instituto Futebol de Rua, que visa potencializar ações de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes, será coordenado na capital sergipana pela Prefeitura de Aracaju, a partir da atuação conjunta das Secretarias Municipais da Juventude e do Esporte (Sejesp)e da Educação (Semed).
 
O Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos sediada em Curitiba/PR. Desde seu início, em 2006, trabalha buscando a inclusão esportiva, cultural e social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, possui 36 núcleos espalhados pelo Brasil, em cerca de 19 estados e 31 cidades. 

Este ano, a cidade de Aracaju foi escolhida para integrar um de seus projetos, o “Futebol de Rua pela Educação”, através da parceria com a Empresa DEXCO, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Esta iniciativa tem como objetivo garantir o direito de acesso ao esporte aos jovens do município, proporcionando simultaneamente educação e lazer.
 
Para o secretário da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, o apoio da Prefeitura a este projeto é fundamental, pois o esporte é um fator social, emocional e da cultura do brasileiro. “Inicialmente, o projeto atingirá 100 crianças, que terão a oportunidade de acessar temáticas importantes como meio ambiente, combate à violência e diversidade”, revela. “Estamos felizes pela oportunidade de trazer a Aracaju um projeto conceituado no restante do país”, afirma.
 
O coordenador do Instituto, Eber Cristian, afirma que a ideia vai muito além do acesso ao esporte. “Para além do acesso, o Projeto constrói junto às crianças e adolescentes o seu desenvolvimento integral, afetivo, emocional e cultural, o que entendemos como fundamental no processo de desenvolvimento humano”, explica. 
 
Segundo o coordenador da Semed e também profissional da educação física e do esporte escolar, José Robson dos Santos, uma das questões importantes é o aluno gostar de estar na escola. “Ter a prática de esporte, arte e cultura é fundamental e um projeto como este proporciona prazer aos alunos em permanecer na escola”.
 
A proposta do Futebol de Rua pela Educação vem com um plano interessante que traz abordagens que vão além do futebol, como explica a professora de Educação Física participante do projeto, Eliane Almeida.
 
“O projeto tem uma imensa importância porque, como citado anteriormente, é algo inovador que vai além das quatro linhas e de uma sala de aula, vai para realidade dos alunos - que por muitas vezes não são compreendidos no seu cotidiano e em sua comunidade”, ressalta.

A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, reconhece a importância das atividades esportivas como complemento à educação. “Por meio do esporte, os nossos estudantes potencializam seus talentos, aprendem ainda mais sobre determinação, foco, trabalho em equipe, além de dedicarem-se por bons resultados'', diz.
 
O esporte, destaca a secretária, fortalece valores importantes na construção da personalidade dos cidadãos. “A Semed trabalha para articular todas as dimensões da educação, não só o conteúdo. O futebol é uma dessas dimensões e é por isso que sempre iremos estimular uma política educacional que valorize a sua prática”, finaliza.

O projeto acontecerá semanalmente. No primeiro momento, durante o contraturno das aulas, serão estimuladas práticas esportivas para as crianças e, num segundo momento  serão trabalhadas as competências socioemocionais. 

Metodologia
“Futebol de Rua pela Educação” contará com a metodologia de quatro dimensões: sentir, pensar, agir e interagir, que dão ênfase ao trabalho pedagógico, realizado com temáticas transversais das oficinas de Formação Humana e Prática Esportiva Educacional, como explica a pedagoga participante do projeto, Karoline Santana.
 
“Serão abordados 16 eixos temáticos: cultura da paz, enfrentamento ao racismo, gênero, sexualidade, saúde, meio ambiente, mundo do trabalho, comunicação, cultura, educação socioemocional, ecocidadania, educação financeira, educação para o trânsito, direitos humanos, comunicação não violenta e tecnologia”, pontua a pedogoga.

O objetivo da metodologia é aliar as aulas de formação humana ao futebol, em que a primeira regra é o "jogo limpo", o gol vale menos que o drible e os alunos são os árbitros de seus próprios jogos.
 
“Acredito que cada etapa do projeto será relevante para cada participante, pois cada criança tem um potencial, e no projeto daremos a oportunidade para que esse potencial seja desenvolvido”, explica a pedagoga, Karoline Santana.