Vigilância Sanitária fiscaliza escolas municipais durante a retomada das aulas presenciais

Saúde
13/09/2021 17h00
Início > Notícias > Vigilância Sanitária fiscaliza escolas municipais durante a retomada das aulas presenciais

Com a retomada das aulas presenciais da rede municipal de ensino, nesta segunda-feira, 13, a Rede de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (Revisa/SMS) realizou novas inspeções como forma de avaliar a aplicação das medidas sanitárias necessárias contra o coronavírus.

Para garantir a segurança do retorno dos alunos às escolas, os estabelecimentos de ensino passaram por adaptações, de modo a garantir a disponibilidade de itens essenciais de prevenção como totens de álcool, medidores de temperatura, tapetes sanitizantes, fitas delimitadoras e equipamentos de proteção individual (EPIs) para trabalhadores e alunos.

“Essas inspeções já vem sendo feitas ao longo desse processo de retomada, verificando junto com as unidades de ensino quais pontos precisavam de maior atenção e quais as adaptações necessárias. Nessa nova etapa, já com os alunos retornando às escolas, estamos avaliando a parte prática das medidas implementadas, para assegurar que esse processo seja o mais seguro possível”, explica a gerente de Serviços de Interesse à Saúde da Revisa, Andreza Messias.

Neste primeiro dia de retomada das atividades escolares presenciais, a Vigilância Sanitária visitou a Emef Oviedo Teixeira, Emei José Garcez, Emef Tenisson Ribeiro, Emef Maria da Glória e Emef Bebé Tiúba. Entre as principais medidas verificadas, o uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as carteiras e higienização das mãos com álcool.

“Nossas equipes estão retornando às escolas para acompanhar o retorno das aulas presenciais e aproveitamos para reforçar que todos, alunos e trabalhadores, devem cumprir as medidas preventivas durante todo o tempo de permanência na escola, incluindo as tarefas realizadas fora da sala de aula”, ressaltou Andreza.

Recomendações
Casos em que o aluno ou trabalhador apresente sintomas de síndromes gripais, a recomendação é encaminhar essas pessoas para fazer o exame RT-PCR para identificar se há contaminação pela covid-19. Nessas situações, toda a turma que teve contato é orientada a ir para casa e aguardar o resultado do exame.

Denúncia
A Vigilância Sanitária orienta e, quando fiscaliza as adequações necessárias, determina um prazo de retorno. Havendo o descumprimento de medidas sanitárias nos estabelecimentos da capital, as denúncias podem ser realizadas junto à Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone 0800 729 3534, digitando a opção 7.