Teatro de fantoches da Guarda Municipal recepciona crianças no retorno às aulas presenciais

Guarda Municipal
13/09/2021 18h50

Essa segunda-feira, 13, marcou o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Aracaju, um ano e meio após o início da pandemia da covid-19. A fim de tornar esse retorno o mais agradável possível para as crianças da educação infantil, a Guarda Municipal de Aracaju, por meio da Ronda Escolar e do Programa Anjos Azuis, realiza durante toda a semana a recepção dos alunos em várias escolas.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que o retorno às aulas tem sido realizado com todo o cuidado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), e conta com o apoio das demais secretarias da Prefeitura de Aracaju.

"Essa integração foi, inclusive, um direcionamento do prefeito, para que o retorno ocorra da forma mais tranquila possível. E assim, a Guarda Municipal reforça a atuação com as suas rondas escolares, somadas a essa ação lúdica com os Anjos Azuis, que contribui de maneira significativa para a retomada das atividades presenciais com as crianças", frisou o secretário.

O coordenador da Ronda Escolar, supervisor Everaldo Lopes, ressalta que ação objetiva contribuir para o acolhimento dos estudantes.

"Como vivenciamos o dia a dia da comunidade escolar entendemos que poderíamos contribuir para o retorno das crianças recebendo-as na entrada das escolas, junto com o teatro de fantoches do Programa Anjos Azuis. Essa é uma ação importante, pois as crianças ficaram muito tempo afastadas do convívio social. Recepcioná-las na porta da escola quebra a ansiedade e deixa o ambiente mais ameno para esse retorno quase dois anos depois", destaca o coordenador da Ronda Escolar.

Alunos, pais e servidores das unidades escolares mostraram boa receptividade à ação, que tem seguido todas as determinações relativas às normas de biossegurança adequadas ao período. A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Professor João Batista Douglas de Souza, Eliene Cristina, aprovou e elogiou a iniciativa.

"Essa ação da Guarda Municipal é de suma importância, pois estamos há praticamente um ano e meio sem as crianças comparecerem presencialmente às escolas. Então, esses meninos e meninas serem recepcionados com alegria dos fantoches, algo diferente, lúdico, voltado para a faixa etária deles faz com que se sintam mais acolhidos, mais acarinhados e mais próximos da escola", disse.

Segundo a diretora, a escola "adotou todas as medidas de biossegurança de acordo com os protocolos, demarcação do piso com adesivos, disponibilidade de álcool gel em todas as portas das salas, sabonete líquido e papel toalha junto às pias, distribuição de face shield e máscaras de proteção, entre outras medidas", pontuou.

A iniciativa será realizada nos períodos matutino e vespertino, sempre no horário de entrada das crianças, em diversas unidades escolares da rede municipal até a próxima sexta-feira, 17.