Escola municipal prepara acolhida às famílias no retorno das aulas presenciais

Educação
15/09/2021 07h15

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Aracaju retornaram na segunda-feira (13), após cerca de um ano e meio suspensas por conta da pandemia de covid-19. Em meio a adaptação de novos hábitos, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Joaquim Cardoso de Araújo está recebendo as famílias dos estudantes para demonstrar todas as medidas de segurança adotadas.

As visitas monitoradas estão acontecendo de forma escalonada. Os pais e responsáveis acompanham os alunos nas atividades rotineiras da escola, como hora do recreio, do lanche e das atividades. O objetivo é apresentar aos responsáveis pelas crianças todos os protocolos de segurança que estão sendo seguidos, comprovante a segurança das aulas presenciais.

“Estamos mostrando o distanciamento, a separação das carteiras e como as crianças são pequenas, ensinando como usar o álcool e o tapete sanitizante. Os pais também estão acompanhando como é o protocolo da hora do lanche, da hora da saída, das brincadeiras. É uma visita para que pais e alunos conheçam a escola, conheçam os nossos cuidados e se sintam seguros”, explica a diretora da Emei, Cristiane Costa.

Durante a visita, os alunos, que têm entre quatro e seis anos, também estão recebendo materiais pedagógicos, como livro, agenda e lápis de colorir, além de máscaras e face shield. Com orientação das professoras, também fazem desenhos para mostrar o que acharam da escola. Os responsáveis também recebem material informativo detalhando todos os protocolos.

A dona de casa Carla Almeida é mãe de um aluno de seis anos matriculado na Emei Joaquim Cardoso. Anteriormente, ela havia optado pela continuação do ensino remoto, no entanto, após a visita monitorada à escola, mudou de ideia e decidiu que seu filho retornará às aulas presenciais.

“Eu perdi duas pessoas da família para a covid, então estava muito assustada e optei pela continuação das aulas remotas. Mas hoje voltei atrás por conta do que vi aqui. A higienização, o distanciamento, todos esses cuidados me trazem mais segurança, por isso mudei de ideia”, conta Carla.