Prefeitura promove escalonamento para aulas presenciais como medida de biossegurança

Educação
14/09/2021 14h30

Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Aracaju deu início ao segundo semestre do ano letivo 2021 das escolas da rede municipal. Desta vez, após um ano e meio de ensino remoto em razão da pandemia, os alunos voltaram à escola para aulas semipresenciais, com sistema de escalonamento por turma.

Aderir ao ensino híbrido, mesclando aulas presenciais e remotas foi uma das alternativas encontradas pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) para garantir o retorno dos estudantes às salas de aula, mesmo que de forma gradativa, e oferecer a segurança e organização necessárias para minimizar as chances de contaminação da covid-19 na comunidade escolar.

É regra do protocolo sanitário de retorno à sala de aula haver um distanciamento de 1 metro entre um aluno e outro no ambiente escolar. Para isto, é preciso aumentar o espaçamento entre as mesas, sendo inviável reunir todos os estudantes no mesmo local. Sem o escalonamento é impossível seguir a recomendação de distância.

"A medida faz parte das orientações de biossegurança recomendadas pelas autoridades de saúde e segue o que recomenda os documentos norteadores elaborados pela Semed, como protocolo para a volta às aulas. Além disso, também pensamos no distanciamento necessário dentro do transporte escolar e em toda a rotina da escola", explica a secretária da Educação, Cecília Leite.

Todas as decisões para o retorno foram dialogadas com as unidades de ensino da rede e estas passaram às famílias dos alunos durante as reuniões de pais, parte de um amplo planejamento para o ensino semipresencial.A ocupação máxima das salas vem a ser de 50%. Os alunos que não estão escalados para a sala de aula em determinado dia, continua estudando em casa, seguindo o conteúdo e as atividades passadas pelo professor para o estudo remoto.
 
Somente nestas duas primeiras semanas do segundo semestre do ano letivo 2021, em algumas escolas não há aulas presenciais nos dias de terça e quinta-feira. Isto por opção da gestão de cada uma e em razão do acolhimento ao estudante e para a avaliação diagnóstica, que será realizada por todas as 74 unidades de ensino da rede a partir do dia 20 de setembro.

"Essa parada na terça e na quinta, que algumas escolas da rede adotaram, é para que possam se reorganizar, replanejar e se reestruturar. Segunda-feira, por exemplo, recebem o grupo 1, algumas escolas não estão recebendo alunos na terça, então elas se reorganizam, e voltam a atender na quarta, desta vez o grupo 2 - em algumas escolas foi preciso que se separasse em três grupos. Na terceira semana de aulas os alunos estarão na escola todos os dias, sem essa parada", afirma a diretora do Departamento de Educação Básica da Semed, Antônia Arimatéia.
 
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Calumby Filho, localizada no bairro 17 de Março, além do cronograma de dias e horários por aluno, poduziu carteirinhas identificando o grupo ao qual o aluno faz parte. Segundo a coordenadora pedagógica Rose Sandes o sistema escalonado funciona desde a creche até as turmas maiores.

"Realizamos reunião com as professoras, com os colaboradores e com as mães das crianças. Entregamos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), material de orientação aos responsáveis pelos alunos e as carteirinhas com adesivos identificando os grupos. Há turmas que precisaram ser divididas em mais de dois grupos, devido à quantidade de alunos e o tamanho da sala", explica a coordenadora Rose.

Para sanar qualquer dúvida ou obter mais informações, a Educação de Aracaju pede que mães ou responsáveis peçam orientação à escola ou busquem o Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed. Foi disponibilizado um call center pelos números 3179-1538, 3179-1574 ou através do Whatsapp 98106-2969.