Escola Municipal de Aracaju recebe o projeto Futebol de Rua pela Educação

Juventude e Esporte
14/09/2021 17h00

Momentos recreativos, de aprendizado e muita diversão. O olhar atento das crianças que estudam na Escola Municipal Dom José Vicente Távora, no bairro industrial, estava ainda mais vivo nesta terça-feira, dia 14, quando, em um clima super descontraído, a Prefeitura de Aracaju deu início ao projeto “Futebol de Rua pela Educação” na capital sergipana.
 
O projeto será coordenado a partir da atuação conjunta das Secretarias Municipais da Juventude e do Esporte (Sejesp) e da Educação (Semed), e tem como principal objetivo potencializar o ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva e do debate pedagógico.

O primeiro dia do projeto contou com a presença da secretária da Educação, Cecília Leite; do secretário da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen; representantes do Instituto Futebol de Rua; e o coordenador do projeto em Curitiba/PR, Éber Cristian.
 
Além destes, também estavam presentes a diretora da escola municipal Dom José Vicente Távora, Sílvia Karina, e o coordenador da Semed, profissional de educação física e do esporte escolar, José Robson, que fizeram a apresentação do projeto com a realização de atividades recreativas, lanches e uma atividade coletiva de futebol.

Para o secretário Sérgio Thiessen, iniciar este projeto dá abertura a outros projetos de inclusão social através do esporte, que já fazem parte do planejamento estratégico da secretaria municipal.
 
“Esse início de projeto é muito especial e é um pontapé para futuros projetos, além de firmar a nossa parceria com o Instituto Futebol de Rua, que vem de encontro com tudo que acreditamos. O esporte é uma ferramenta capaz de oferecer educação participativa e inclusiva”, relata.

Para a secretária municipal de Educação, Cecília Leite, o esporte é fundamental para o desenvolvimento físico e emocional dos alunos, fazendo com que eles sintam ainda mais vontade de estar na escola.
 
“Entendemos que a prática do esporte é de extrema importância para a construção de identidade, da construção de cidadania, da construção do ser. E a nossa expectativa é inseri-la dentro de uma proposta pedagógica que visa a formar cidadãos e cidadãs, futuros profissionais, auxiliando na descoberta e potencialização de seus talentos”, afirma.

Já o coordenador do Instituto Futebol de Rua, Éber Cristian, espera que o projeto contribua no desenvolvimento humano, escolar, social, emocional nas crianças e adolescentes envolvidos no projeto.
 
“Nesta manhã, apresentamos o projeto para as crianças e adolescentes e realizamos o pontapé de uma atividade que se estenderá até junho de 2022. Estamos felizes e somos gratos por, junto a estes parceiros, impactar a vida de dezenas de crianças das comunidades locais”, ressalta.

Cerca de 100 crianças serão beneficiadas pelo projeto que une educação e esporte e uma parte delas já esteve presente nas atividades iniciais. Para a diretora da escola, Silvia Karina, o projeto renderá bons frutos e será muito positivo para a comunidade escolar.
 
“Nós, da Emef Dom José Vicente Távora, estamos muito felizes com a parceria entre Semed, Sejesp e o Instituto Futebol de Rua. A nossa expectativa é que, com a implementação do projeto, os alunos tenham também qualidade de aprendizagem no contraturno. Os alunos estão ansiosos e empolgados com a novidade. Certamente, será uma parceria de sucesso”, avaliou.