Prefeitura capacita fiscais da Vigilância Sanitária do Município

Saúde
15/09/2021 16h30
Início > Noticias > 92374

Nesta quarta-feira, 15, a Prefeitura de Aracaju capacitou 65 técnicos da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa) municipal, com o objetivo de melhorar ainda mais os resultados dos processos de vistorias na capital. O evento foi dividido em duas turmas e contou com a participação de fiscais e gerentes.

A coordenadora da Revisa, Denilda Caldas, participou do treinamento e reforçou a importância da ação. “A gente observou diversas dificuldades nos últimos meses de trabalho dos nossos fiscais e decidimos reunir os principais pontos para debatê-los, padronizando fluxos de trabalho e melhorando, assim, a eficácia da atuação do Município”.

Um exemplo das dificuldades encontradas é no respeito às restrições de capacidade dos estabelecimentos comerciais, principalmente durante o período pandêmico de covid-19.

“Observamos que muitos estabelecimentos simplesmente não respeitavam as limitações, mesmo após as visitas e recomendações dos nossos fiscais, mas que quando aplicávamos notificações e interdições os resultados melhoravam. Porém, precisamos nos atentar aos limites legais da nossa atuação e por isso também abordamos instruções jurídicas durante a capacitação”, complementou Denilda.

A gerente de Serviços de Interesse à Saúde da Revisa, Andreza Messias, foi uma das técnicas capacitadas e afirmou que esse ajuste é essencial para que a atuação de todas as equipes seja mais consistente e padronizada.

“Mesmo conhecendo os processos, encontros como esse são muito importantes para que possamos atuar como uma unidade, segundo os mesmos passos, independentemente da equipe escalada. Além disso, a orientação jurídica também foi útil para tirarmos dúvidas sobre o que podemos fazer diante das denúncias e constatações de irregularidades nos estabelecimentos fiscalizados”, afirmou Andreza.

De janeiro a agosto deste ano, a Revisa realizou 5.580 vistorias, atendeu 664 denúncias, aplicou 325 autuações e executou 10 interdições em estabelecimentos comerciais.