Prefeitura inicia avaliação diagnóstica dos alunos das escolas municipais

Educação
15/09/2021 16h50

Com o retorno das aulas presenciais, a Prefeitura de Aracaju iniciou, nesta quarta-feira, 15, a Avaliação Diagnóstica 2021 da rede municipal de ensino. O objetivo das provas, as quais são aplicadas pelas escolas sob a coordenação da Secretaria Municipal da Educação (Semed), é medir o nível de aprendizagem dos estudantes durante o período de ensino remoto.

Cerca de 25 mil alunos da rede municipal de ensino, do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), farão a prova diagnóstica, respeitando o rodízio de cada escola. As unidades de ensino têm até o próximo dia 24 para aplicar as avaliações e a expectativa da Semed é de que até o próximo dia 15 de outubro os resultados já estejam disponíveis.

“A Secretaria da Educação realiza a avaliação diagnóstica desde 2017, elegendo algumas turmas de anos específicos para participar. Neste ano, decidimos abranger todos os estudantes, com exceção da Educação Infantil. Em razão do retorno das aulas presenciais, precisamos identificar o nível de aprendizagem dos alunos, o que foi que o ensino remoto promoveu de aprendizagem para eles, saber quais as dificuldades eles estão vivenciando. A partir daí, podemos traçar estratégias pedagógicas direcionadas para poder auxiliar na melhoria desta aprendizagem e que minimizem os impactos que as medidas de isolamento possam ter causado na aprendizagem deles”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

A avaliação diagnóstica é executada pela Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef/Semed), com o apoio de todas as escolas. A avaliação  do ensino fundamental consistirá na aplicação de provas de Língua Portuguesa (1º ao 9º ano) e Matemática ( 2º aos 9º ano), além da avaliação de fluência leitora, para as turmas dos anos iniciais (1º ao 5º ano).

A partir das avaliações aplicadas em anos anteriores, as escolas já basearam seus planejamentos pedagógicos direcionados às principais dificuldades apresentadas pelos estudantes. “A Semed já iniciou a distribuição dos kits para as 44 escolas que aplicarão as provas. Os kits são compostos pela prova objetiva, prova de fluência e os documentos de orientação para professores e aplicadores”, afirma a coordenadora de ensino fundamental da Semed, Ana Débora França.