Covid-19: Aracaju vacinou 7.518 pessoas nesta sexta-feira, 17

Agência Aracaju de Notícias
17/09/2021 20h00

A Prefeitura de Aracaju segue avançando com o cronograma de imunização dos aracajuanos contra a covid-19. Esta sexta-feira, 17, marcou o segundo dia de vacinação dos adolescentes de 16 anos, sem comorbidades, além da aplicação da segunda dose para quem já tinha agendamento, bem como os adultos inseridos na repescagem que ainda não receberam a primeira dose do imunizante.

 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o balanço do dia fechou com 2.015 adolescentes imunizados, 4.833 pessoas vacinadas com a segunda dose e 520 no âmbito da repescagem, 24 gestantes, puérperas ou lactantes, e 125 pessoas com a dose de reforço, totalizando 7. 518 aplicações.

Com mais esse quantitativo diário, a capital sergipana chegou à marca de 469.797 pessoas vacinadas com, pelo menos, a primeira dose, até o momento, o que representa 82,43% da população geral.

Uma dessas pessoas vacinadas é a adolescente Keila Lorena Marques Cruz, de 16 anos. Acompanhada da mãe, ela se dirigiu na manhã desta sexta-feira ao ponto de vacinação montado no shopping RioMar para tomar a primeira dose do imunizante. "Estou aliviada. Graças a Deus, tomei a primeira dose. Agora é só esperar a próxima e continuar com os cuidados", disse.
 
Ana Lúcia Barbosa de Oliveira é mãe de Naiara Santos de Oliveira, 16. Ela levou a filha para ser vacinada no posto do shopping RioMar e não escondeu a felicidade. "É boa e maravilhosa essa vacina. Agora ela está protegida, graças a Deus. Na minha casa estão todos protegidos. Agora só esperar concluir o ciclo vacinal", contou dona Ana Lúcia.
 
Luiz Henrique Andrade Brito Santos, 16, também esteve no RioMar e fez questão de externar o seu sentimento. "É um sentimento de esperança, de chegar num momento que a gente tanto esperava para se proteger e poder retornar pouco a pouco à nossa normalidade. É uma oportunidade que muitas não tiveram e que eu estou tendo agora", relatou.

Francisco Santos Junior, 53, esteve no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, local onde estão sendo vacinadas as pessoas que se inserem na repescagem, para tomar a primeira dose. "Agora estou mais seguro. No início, a gente tinha aquela dúvida, aquele receio, mas agora sabe que tem de tomar e fico mais aliviado. Espero que venha o reforço logo porque, se tiver, vou tomar também. Vamos continuar lutando contra esse vírus", destacou.

Ednei Oliveira Cruz, 54, também tomou a segunda dose da repescagem no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas. "Concordo com a vacina e é o direito de todo cidadão se vacinar. O correto é que todos venham se vacinar", resumiu.
 
Margarida Gomes da Silva, 69, disse que a vacina é "uma bênção". Ela também esteve esta manhã nas dependências do auditório Presidente Vargas para tomar a primeira dose. "Vim tomar porque é nossa obrigação. Vamos nos pegar com Jesus e com ele vamos para frente. Se Deus quiser, vou tomar a minha segunda dose em breve", disse.

Locais
A população de 16 anos de idade tem até o próximo dia 23 para receber a primeira dose da vacina e, para isso, conta com sete pontos fixos e o drive-thru montado no Parque da Sementeira, ponto para o qual ter acesso é necessário se cadastrar no portal "VacinAju" e aguardar liberação do código autorizativo. No local, a vacinação acontece das 8h às 17h.

Nos demais pontos fixos, no total de sete, basta apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome dos pais. São eles: Estação Cidadania (Bugio); UBS Santa Terezinha (Robalo); Shopping Riomar (Coroa do Meio); Aracaju Parque e Shopping (Bairro Industrial); Universidade Tiradentes (Farolândia); Uninassau (avenida Augusto Franco); e Igreja Universal do Reino de Deus (próximo ao Terminal DIA).  Nos pontos, a imunização ocorre das 8h às 16h.

Para o público da repescagem, a vacinação acontece no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, das 8h às 16h. No local, também está sendo realizada a imunização de gestantes, puérperas e lactantes. Não é necessário se cadastrar, bastando apenas levar documento de identificação com foto e CPF e comprovante de residência de Aracaju em nome da pessoa a ser vacinada.

Antecipação
O dia de hoje também foi marcado pela antecipação da segunda dose de Pfizer. Quem precisa completar o esquema vacinal até 30 de setembro pode procurar um dos pontos de vacinação. A dose dois de Pfizer está disponível no drive do Parque da Sementeira e no drive do 28 BC, das 8h às 17h (não precisa apresentar código); Igreja Universal, UBS Santa Terezinha; Uninassau; Unit; e Estação Cidadania, todos os dias, das 8h às 16h.  

Para receber a segunda dose, é preciso apresentar cartão de vacinação (obrigatório), documento com foto e comprovante de residência de Aracaju.

Com relação à segunda dose de AstraZeneca, continua disponível para quem precisa completar o ciclo vacinal até 22 de setembro. Os pontos são: UBSs Augusto Franco, Roberto Paixão (17 de Março), Cândida Alves (Industrial) e Marx de Carvalho (Ponto Novo); Igreja Universal (ao lado do terminal do D.I.A.); Universidade Tiradentes (Unit); Externato São Francisco (Suíssa) e nos drives do Parque da Sementeira (Farolândia) e do Quartel do 28 BC (18 do Forte).

Para esse público, também há particularidades nos dias e horários. Todos os pontos funcionarão das 8h às 16h, com exceção dos drive-thrus, que funcionam das 8h às 17h. E a UBS Roberto Paixão (17 de Março) só estará aberta para aplicação de D2 da AstraZeneca de segunda a sexta-feira, de 13 a 17 de setembro.

A segunda dose de CoronaVac continua sendo administrada no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, das 8h às 16h.