Prefeitura produz videoaulas para capacitar trabalhadores do SUS Aracaju

Saúde
17/09/2021 16h10
Início > Noticias > 92412

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como uma das diretrizes a formação em saúde. Na Prefeitura de Aracaju, esse aprendizado é realizado por meio da estrutura oferecida na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), que também está realizando a gravação e edição de material dos vídeos educativos, que trabalham diversos temas.

“O Ceps tem se adaptado da melhor forma possível durante a pandemia com as capacitações virtuais, para seguir oferecendo apoio aos processos de educação permanente. Estamos criando e editando vídeos educativos, em parceria com a Tecnologia de Informação (TI) da SMS, que posteriormente desenvolverá uma plataforma para hospedar os vídeos”, explica o coordenador do Projeto Sons no SUS, Murilo Andrade.

Segundo o técnico em Educação Permanente Samuel Silva, a equipe procurou se reinventar e foi necessário adquirir conhecimento de gravação e edição, para continuar ofertando os processos de capacitações aos profissionais da Rede da Saúde.

“Através das videoaulas, as áreas técnicas demandam para o Ceps toda a necessidade e a partir daí iniciamos as gravações que são realizadas aqui no Centro. Procuramos atender as expectativas mesmo gravando com uma estrutura simples, mas que tem mostrado grande eficácia ao longo deste percurso de pandemia, já fizemos 35 videoaulas”, enfatiza. 

Ceps
O Centro vem atuando de maneira a readequar a oferta de diversos serviços, para evitar aglomerações e visando a prevenção dos profissionais contra a covid-19, qualificando o atendimento aos pacientes 

“É preciso que os profissionais estejam seguros do que estão fazendo, afinal, isso também fortifica o paciente, faz com que ele confie ainda mais na equipe que está cuidando da sua saúde e isso é imprescindível. A qualidade do cuidado em saúde e a busca de uma assistência humanizada ao usuário precisam estar presentes. Qualificar os trabalhadores do SUS, garantindo aos mesmos saúde e segurança para o seu fazer cotidiano através de treinamentos e atualizações, é parte importante expressa na política de educação permanente em Saúde”, destaca.