Fiscalização em evento-teste assegura o controle das medidas de biossegurança

Saúde
20/09/2021 13h30

Após autorizar a realização de jogos profissionais de futebol, organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com a presença limitada de público, a Prefeitura de Aracaju fiscalizou, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as medidas de biossegurança adotadas para o jogo entre Confiança e Sampaio Corrêa na sexta-feira (17), na Arena Batistão.

Essa liberação, decidida em reunião Comitê Ténico-Científico e de Atividades Especiais, do Governo do Estado, foi possível devido à queda dos números de casos de covid-19 em Sergipe, resultado obtido a partir de uma somação de esforços entre o poder público e a população.

De acordo com a coordenadora da Rede de Vigilância Sanitária e Ambiental (Revisa) da SMS, Denilda Caldas, durante a fiscalização foram averiguadas o limite de público, o uso de máscara, distanciamento e disponibilização do álcool em gel. 

“Seguimos fiscalizando diariamente, intensificando as ações nos fins de semana e no período noturno, para acompanhar o andamento do cumprimento das medidas de biossegurança no município. É um trabalho contínuo, de muito empenho por parte de todos os envolvidos, o que vem dando resultados, como podemos comprovar através dos números cada vez menores de casos de covid-19, internamentos e, claro, de mortes”, explica.

Protocolos 
Entre os protocolos que devem ser cumpridos, segundo o Governo do Estado, está a exigência de os torcedores estarem em dia com a carteira de vacinação contra covid-19, ou seja, terem tomado as duas doses da vacina, ou dose única, ou apresentarem um teste negativo de RT-PCR com 72h de antecedência. Além disso, também são obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento social.

Ainda segundo Denilda, o evento-teste foi realizado com tranquilidade e todos os protocolos foram seguidos. A administração do Estádio também colocou uma equipe fazendo a testagem rápida das pessoas que ainda não estavam com as duas doses da vacina, ou seja, o torcedor que não tivesse com a vacinação completa poderia fazer o teste com a verificação do antígeno em até 15 minutos. 

“Nossos fiscais verificaram o espaço físico, que estava com as cadeiras demarcadas e com o distanciamento necessário. Também foi apresentada a lista de jogadores, com as cadernetas de vacinação, e foi constatado que todos estavam vacinados com as duas doses da vacina, concedendo uma segurança maior para todos os participantes”, enfatiza. 

Dados da Revisa
De janeiro a agosto deste ano, a Revisa já realizou 5.581 vistorias, atendeu 664 denúncias, aplicou 325 autuações e executou 10 interdições em estabelecimentos comerciais.