Prefeitura reforça monitoramento e ações preventivas a efeitos da chuva

Defesa Civil
24/09/2021 12h00

A manhã desta sexta-feira, 24, foi chuvosa, na capital sergipana, conforme alerta emitido pela Defesa Civil, nas primeira horas do dia. Com a previsão de chuva moderada indicada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), para as próximas 48h, a Prefeitura de Aracaju reforça o monitoramento e as ações preventivas.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que coordena as ações da Defesa Civil, ocorre de maneira sistemática, resultando na rápida resposta às demandas que surgem diante das precipitações. O órgão atua de maneira integrada e articulada aos demais setores da administração municipal, que estão diretamente envolvidos na atenção às chuvas.  

Ao longo da manhã, nas últimas 12h, o monitor de intensidade da chuva registrou o acumulado de 22 milímetros (mm). Apenas um chamado foi realizado para o serviço emergencial 199, porém, sem relação com a chuva e prontamente atendido pelas equipes da Defesa Civil, que procederam a avaliação de risco de edificação, com a adoção das providências cabíveis.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, o trabalho de limpeza urbana,  feito dentro de um planejamento estratégico, em Aracaju, aumenta a capacidade de absorção da água da chuva.

“Não temos observado impactos como em ocasião de chuvas de anos anteriores, o que é fruto de um trabalho preventivo que vêm sendo realizado initerruptamente para limpeza urbana da cidade, evitando, por exemplo, que resíduos sejam transportados pela água da chuva para a rede de drenagem e canais”, destacou.

A equipe de Defesa Civil monitora toda a cidade de maneira intensificada, a partir de pluviomêtros, sensores de alagamento, sensores de monitoramento de cota de rio e de aferição da intensidade dos ventos. O aparato é composto ainda de câmeras que possibilitam a verificação de pontos estratégicos da cidade, ao vivo.

“Contamos com esses recursos que se somam ao trabalho desenvolvido de forma presencial, especialmente nas áreas mais vulneráveis. Esse trabalho nos permite atuar de forma antecipada aos possíveis riscos que possam ocorrer”, destacou Sílvio Prado.

Os trabalhos de monitoramento terão continuidade ao longo do final de semana, com equipes de plantão para atendimento às demandas da população, através do serviço emergencial 199, que funciona 24h.