Um dos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) é trabalhar a promoção e a prevenção da saúde. Neste sentido, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernando Sampaio, promoveu na manhã desta sexta-feira, 24, a “Blitz do Setembro Amarelo”, uma ação em defesa da vida, alusiva à campanha nacional de prevenção do suicídio.
A Blitz objetivou sensibilizar a comunidade quanto à saúde mental, reforçando os sinais de alerta, sempre na perspectiva de prevenção. Segundo o enfermeiro da Unidade, Arnol Calixto, a ação serviu para chamar a atenção da população no trânsito e na feira livre do conjunto.
“Durante todo o mês, reforçamos atividades sobre o tema junto aos nossos usuários e abordamos a importância do acolhimento para o desenvolvimento de ações de prevenção e linhas de cuidado, visto que é uma realidade que atinge fortemente a população, envolvendo diversos fatores que afetam diretamente a saúde mental”, explica.
Alerta
De acordo com a assistente social da UBS, Lara Brito, esta é uma mobilização importante, "é uma ação coletiva que promove educação em saúde". Segundo ela, é muito importante que, principalmente, a família perceba os sinais de alerta das pessoas que têm depressão.
“Quando a pessoa muda o comportamento tem transtornos associados à ansiedade, começa a se isolar e a não querer ter vida social ativa, e ainda tem ideias suicidas, são sinais de depressão e de uma possível tentativa de suicídio. Então a família, os amigos mais próximos são fundamentais para ajudar. Às vezes uma simples conversa sem julgamentos, já contribui muito”, enfatiza Lara.
Aprovação
A feirante Angelita Santos, que há 42 é moradora do bairro, aprovou a iniciativa da ação. “Esta Unidade sempre promove atividades. A equipe falou sobre o assunto com clareza e uma linguagem adequada. Existem tantas pessoas que parecem bem, mas internamente estão com tantos problemas. Com a pandemia as pessoas ficaram mais isoladas, deprimidas e com muita ansiedade. Eu já passei por isso, é difícil a recuperação, mas temos que nos amar mais, e sempre procurar ajuda profissional.
Apoio Psicológico
A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a toda a população o Serviço de Apoio Psicológico Remoto, que pode ser acessado a partir do 0800 729 3534, na opção 2, de forma gratuita e sigilosa. No que se refere especificamente à linha de cuidado para os casos de automutilação e tentativa de suicídio, pessoas próximas também podem buscar ajuda e orientações por meio do serviço.