Para que houvesse um retorno seguro às aulas presenciais, a Prefeitura de Aracaju realizou um planejamento minucioso, levando em consideração diversos aspectos e particularidades de cada escola. E para que o decorrer das primeiras semanas também seguisse sem imprevistos, as escolas foram monitoradas diariamente por equipes de técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Pensando em oferecer apoio rápido e providencial aos gestores escolares, todos os dias, durante os três turnos, 12 equipes da Semed percorreram todas as 74 escolas municipais. Para a ação, cerca de 40 funcionários da Secretaria foram escalados para realizar o monitoramento.
“Estamos vivendo um momento novo e é natural surgirem dúvidas. Pensamos nesse monitoramento para dar apoio aos gestores escolares, providenciar rapidamente o que fosse necessário e também para que a Secretaria pudesse identificar as necessidades apresentadas por cada unidade de ensino”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.
Entre as atividades atribuídas aos grupos que monitoraram as escolas, estava o apoio na recepção dos estudantes, na condução a espaços internos da escola, na distribuição da alimentação escolar e no encaminhamento com maior rapidez das demandas apresentadas pelas escolas aos setores responsáveis da Secretaria.
Além das orientações presenciais, durante as duas primeiras semanas de aula, a Semed montou um central de atendimento, com números de telefone e contatos de WhatsApp, disponível para todos os profissionais atuantes nas escolas, para que pudessem tirar dúvidas a respeito dos protocolos de segurança. As orientações foram feitas por referências técnicas do Programa Saúde na Escola (PSE).
“A volta às aulas foi possível graças ao grande planejamento prévio e também às ações de monitoramento realizadas pela Semed, além do empenho das escolas. E todo esse cuidado será mantido no decorrer do semestre letivo. Apesar de os números de infectados pelo coronavírus e das mortes estarem baixos, sabemos que a pandemia ainda não acabou e que todas essas medidas precisam ser mantidas e cumpridas rigorosamente”, completa a secretária Maria Cecília.