Prefeitura avalia como positivo retorno das aulas presenciais nas escolas municipais

Educação
24/09/2021 14h30
Início > Notícias > Prefeitura avalia como positivo retorno das aulas presenciais nas escolas municipais

Desde o dia 13 de setembro, as aulas da rede municipal de ensino em Aracaju foram retomadas das férias do ano letivo 2021 e dessa vez, de forma semipresencial após um ano meio de ensino remoto. A Prefeitura de Aracaju tem avaliado o retorno como positivo e tranquilo.

As unidades de ensino têm seguido todas as orientações sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde para minimizar os riscos de contaminação pela covid-19. Todas essas medidas são fruto de amplo esforço da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para assegurar um retorno seguro e produtivo para toda a comunidade escolar.

Orientações como o uso de máscara durante a permanência na escola, a ocupação de 50% da turma na sala de aula e o distanciamento no transporte escolar e em todo o ambiente da escola têm sido orientações seguidas por todos. Além disso, em razão do acolhimento aos alunos e da prova diagnóstica aplicada nestes últimos dias, as aulas presenciais estão funcionando de forma escalonada, com cronograma definido a critério de cada gestor escolar.

“Nestas duas primeiras semanas temos muito a comemorar. Tudo ocorreu de forma tranquila e até mesmo as crianças menores, da Educação Infantil, têm se mostrado a par dos cuidados que devem tomar na escola. Foram muitas mudanças desde abril de 2020, mas a Semed fez um amplo esforço para planejar, orientar e pôr em prática de ações eficazes para a segurança e a garantia da aprendizagem”, explana a secretária da Educação, Cecília Leite.

Para os alunos e suas famílias, a volta às aulas foi marcada por alegria. Mãe de Arthur Gabriel, de 8 anos, aluno da sala de recursos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Teixeira Lott, Naiara disse que o retorno foi sinônimo de alívio para si e de segurança para seu filho. “Graças a Deus encontrei essa escola. Sei que no início é mais complicada a adaptação, mas ele foi muito bem acolhido, as profissionais cuidam muito bem dele e estamos felizes”, contou.