Caps David Capistrano celebra 19 anos de serviços prestados à população aracajuana

Saúde
24/09/2021 16h25

Os pacientes e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano Filho, unidade gerenciada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), celebraram os 19 anos de funcionamento da unidade, com uma semana de programação repleta de atividades, as quais foram encerradas nesta sexta-feira, 24.
 
Em alusão à data, foram realizadas práticas esportivas, oficinas de reciclagem, artes, atividades na praia, circuito divertido, uma série de atividades coletivas com mensagens, expressão artística livre e musicalidade.

De acordo com a coordenadora do Caps, Elberlene Arimatéia, nestes 19 anos a porta da unidade sempre esteve aberta a qualquer pessoa que buscasse o atendimento. "Ao chegar aqui, o cidadão é acolhido, ouvido e avaliado por uma equipe técnica especializada", frisa. 

“Nosso ambiente possui espaço para oferecer comodidade aos nossos usuários. O serviço funciona 24h e nossas equipes podem ser acionadas através do número (79) 3026-2440. Temos aqui oito leitos para os usuários que necessitem de cuidados. Cerca de 55 profissionais estão envolvidos nos atendimentos, entre psicólogos, assistente social, oficineiros, educador físico, coordenação, administrativos, cozinheiros, farmacêuticos e médicos. E atendemos cerca de 70 usuários por dia”, explica Elberlene.

De acordo com a referência técnica da linha de cuidado de transtorno da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Kamila Fialho, no Caps David são trabalhados os processos com o acolhimento, projeto terapêutico singular, trabalho em equipe, reunião de equipe, técnico de referência, visita domiciliar, apoio matricial, atendimento (individual e grupal), acolhimento noturno, educação permanente, trabalho com a família, geração de renda, assembleia com usuários, roda de conversa ampliada e grupos de trabalho.

“No Caps David Capistrano promovemos a inclusão social dos pacientes, através da inserção da família nos projetos terapêuticos. A participação da família é de fundamental importância, pois nos possibilita trabalhar com um cuidado durante as ações de promoção à saúde mental e de reinserção do usuário em seu ambiente familiar e social", enfatiza.

The Voice Caps
A programação de aniversário foi encerrada com a atividade, intitulada “The Voice Caps", com apresentação dos oficineiros Antônio Aragão Lima e Daise Raquel Santos. “Ampliamos as oficinas musicais e pensamos em explorar a potência do canto dos nossos usuários, para que se sentissem protagonistas das suas histórias”, afirma Antônio.

Durante a comemoração houve apresentações musicais. A usuária Juliana Ramalho, que marcou presença no aniversário, frequenta o David há mais de cinco meses. “Eu amo este Caps, as meninas me tratam muito bem, eu venho todos os dias desde o começo, participo das oficinas e já aprendi a fazer muita coisa. Estou adorando esta atividade musical”, disse.

Quem pensa da maneira semelhante é a usuária Camila Santana, frequentadora do Caps há dois anos. Para ela, "o ambiente da unidade é maravilhoso". “Os funcionários nos atendem muito bem. Quando entrei era uma pessoa completamente diferente da que sou hoje, e isso é graças ao trabalho desenvolvido aqui. O Caps está fazendo 19 anos e quanta gente já ajudou. Espero que tenha mais anos para nós comemorarmos juntos”, disse.

História do Caps David
O marco fundamental da mudança ocorrida na atenção e no cuidado às pessoas com transtorno mental se deu com a inauguração dos Caps de Aracaju. O Caps David Capistrano Filho, na época CAPS II, foi inaugurado em 25 de setembro de 2002 e incorporou um vasto processo de mudanças.

A primeira e mais importante delas foi priorizar em suas práticas os vínculos sociais e familiares dos usuários, responsabilizando-se pelo cuidado, buscando mais eficácia e atenção às necessidades das pessoas com transtorno mental assistidas. Em 2003, o David Capistrano passou a prestar acolhimento noturno e funcionar em regime de plantão 24 horas.