Escola de Governo orienta servidores sobre como se planejar financeiramente

Planejamento e Orçamento
24/09/2021 17h45

Cerca de cinquenta servidores do Município participaram, nesta sexta-feira, 24, do curso “Técnicas de Administração Financeira”, realizado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap). A ideia do encontro, realizado de forma híbrida, foi mostrar como fazer o uso racional do dinheiro e como o planejamento financeiro pode ser benéfico, por exemplo, no sentido de evitar o acúmulo dívidas.

Ministrado pelo superintendente do Instituto Euvaldo Lodi - Núcleo Regional de Sergipe (IEL/SE) e coordenador do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), Dr. Rodrigo Rocha, o curso, que faz parte do grupo de ações do projeto “Valorização e Qualidade de Vida do Servidor”, contou com a participação de servidores de diversas pastas do Executivo Municipal, e foi realizado no formato híbrido, ou seja, nas modalidades presencial e virtual.

Segundo Rodrigo, tanto na vida pessoal, quanto profissional, "administrar as finanças é algo fundamental". "Mas, infelizmente, boa parte das pessoas não sabem como fazer. A nossa proposta foi mostrar algumas estratégias sobre esse tema tão relevante”, explicou, afirmando que, para ele, “é sempre um prazer poder contribuir com a formação dos servidores da Prefeitura de Aracaju”.

Para o consultor administrativo da Controladoria-Geral do Município (CGM), Fagner Nascimento dos Santos, a iniciativa da Escola de Governo foi esclarecedora. “Nesse período tão difícil que provocado pela pandemia, principalmente no âmbito econômico, muita gente não criou o hábito de se planejar financeiramente. Este curso foi muito importante, quando recebemos dicas simples e funcionais que nos ajudarão a superar esse momento tão adverso e, com certeza, nos ajudarão a alcançar objetivos ainda maiores”, disse.

No mesmo sentido, a servidora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Maria Auxiliadora Teles, disse que a temática abordada no curso serviu para aprender a ter maior controle das finanças. Ela também destacou a importância da Esgap. "O meu desejo é que a Escola de Governo continue fazendo esse tipo de investimento positivo no servidor", disse.

Inovação
Desde a suspensão dos encontros presenciais, em meados de abril de 2020, a Escola de Governo e Administração Pública tem adotado novas metodologias de realizar capacitações. De acordo com o diretor da Escola, Bosco Rolemberg, a pandemia do coronavírus trouxe novos desafios, e a Esgap também precisou inovar para atender as demandas dos servidores da Prefeitura de Aracaju.

"Durante todos esses meses, a gente buscou ferramentas que possibilitaram que a Escola continuasse a oferecer capacitações aos servidores municipais. Neste sentido, migramos para o virtual e realizamos diversos cursos, além de palestras, por meio de salas virtuais, contando sempre com a parceria de instituições e profissionais que sempre estão conosco trazendo crescimento intelectual e fazendo com que a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura melhorem cada vez mais", explicou.