Em Aracaju, ações preventivas intensificadas resultam em boa resposta à chuva

Defesa Civil
24/09/2021 17h40

Nesta sexta-feira, 24, a Prefeitura de Aracaju manteve suas equipes em atenção aos possíveis impactos da chuva. A instabilidade pode persistir até o sábado, dia 25, conforme aviso emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). A partir do monitoramento realizado pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através a Defesa Civil, não foram constadas ocorrências relacionadas às precipitações, até o fim da tarde desta sexta-feira, 24.

Ao longo do dia, o acumulado de 22 milímetros (mm) foi de chuvas distribuídas e espaçadas. Com ações preventivas intensificadas, os órgãos da administração municipal permanecem em alerta para atendimento às demandas que possam ocorrer.

"A cidade vem se comportando bem. Esse é o resultado de um trabalho preventivo, com o constante monitoramento de áreas de risco, a limpeza urbana em geral e a desobstrução do sistema de drenagem, que ocorrem de forma estratégica e sistemática, proporcionando um rápido escoamento das águas pluviais", frisa o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.

O trabalho desenvolvido pela Defesa Civil, com mapeamento e monitoramento das áreas de risco proporciona uma rápida resposta às possíveis situações adversas. "Nossas equipes estão em atenção 24h, através do serviço emergencial 199. O mapeamento das áreas de risco realizado até aqui possibilitam uma atuação rápida e assertiva, com foco, principalmente na prevenção e redução de transtornos à população", destacou Sílvio Prado.

Serviço de Alerta
Um alerta SMS foi encaminhado pelo órgão, através do serviço 40199, no início da manhã desta sexta-feira, com indicação das chuvas moderadas, na capital. Mais de 50 mil números de celulares cadastrados recebem estes alertas.

O serviço possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativos de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que possam ocorrer.
Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.