Permissionários do Ponto do Caranguejo participam de capacitação sobre segurança alimentar

Serviços Urbanos
02/10/2021 13h05

Além de lucrar com as vendas do sábado, dia de intenso movimento nos mercados centrais, os permissionários do Ponto do Caranguejo, no Virgínia Franco, foram contemplados, na manhã desde sábado, 2, com algumas horas de conhecimento e orientações acerca do tema Segurança Alimentar. 

A iniciativa, resultado de parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE), objetiva qualificar, sob vários aspectos, os comerciantes instalados no recém inaugurado ponto de vendas do crustáceo mais tradicional de Sergipe.

"Ao contrário das duas primeiras reuniões técnicas que aconteceram em espaço do restaurante Terraço, no mercado Antônio Franco, desta vez, optamos por socializar o tema com o público alvo no próprio Ponto do Caranguejo", informou o gerente de Abastecimento da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Henrique Garcia. 

"Planejamos para este módulo da capacitação estarmos no ambiente de vendas deles. É uma forma de conhecer de perto a rotina de trabalho, as necessidades e os anseios desses empreendedores" ressaltou a consultora do Sebrae, Ana Virgínia Dantas.

E foi através de uma metodologia dinâmica, informal e prática, que os comerciantes conheceram detalhes sobre as técnicas de acondicionamento do produto e a importância de manter os clientes informados sobre como higienizaçăo, conservação e consumo do crustáceo.

Participando de todas as etapas da capacitação, Genisson Menezes, vendedor do crustáceo há mais de 20 anos, elogiou a iniciativa. "Achei bem legal a ideia do curso ser realizado no nosso local de trabalho. Aproveitei para ouvir atentamente as orientações passadas pela consultora e posso dizer que a partir de hoje já estarei colocando-as em prática", disse.

Para o comerciante Isaias de Souza Cruz, a capacitação tem contribuindo com a rotina de trabalho. "Tenho certeza que, ao final desse curso, estarei pronto para oferecer um atendimento de qualidade aos nossos clientes", afirmou.

Morando em Curitiba, o sergipano Brasil ficou surpreso com o que presenciou. "Acho uma iniciativa louvável da administração, pois investir na capacitação desses comerciantes é investir na cultura e no turismo de Sergipe", disse o jovem que aproveitou o sábado para comprar caranguejo em dos boxes.

Programação
Respectivamente, nos primeiros módulos, ocorridos em agosto e setembro, os permissionários participaram de palestra motivacional intitulada "O Ponto do Caranguejo é nosso", e da capacitação "Conteúdo teórico e prático a respeito de higiene das instalações".

No cronograma elaborado pelo Sebrae, estão programados, ainda, cursos e oficinas sobre educação financeira, empreendedorismo, marketing, formação de preços, planejamento, além de organização no processo de comercialização e atendimento ao cliente. 

A qualificação, implementada de forma presencial, em dias específicos, segue até dezembro.