Prefeitura promove debate sobre saúde mental para operadores de segurança pública

Guarda Municipal
28/09/2021 11h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Guarda Municipal (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou na manhã desta terça-feira, 28, a roda de conversa "Combater o Estigma é Salvar Vidas".

O encontro, voltado para os coordenadores e chefes do serviço operacional da GMA, discutiu a importância da saúde mental. A ação é alusiva ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção do suicídio.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, reforça o apoio às ações que visam a contribuir com a saúde mental dos trabalhadores. "A saúde mental é uma preocupação de todo gestor, principalmente, em função do período em que vivemos, do medo que a pandemia trouxe, e pelos efeitos das perdas que sofremos, sobretudo pelo enfrentamento e exposição diária que todo o nosso pessoal da Guarda Municipal tem vivido e viveu no início da pandemia. Então, tudo o que for possível em termos de apoio psicológico e psicossocial, para os nossos trabalhadores da GMA e da secretaria como um todo, será feito", ressaltou.

De acordo com o relatório anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em outubro de 2020, no Brasil o número de policiais que tiram a própria vida é maior do que os que morrem em serviço. Ainda não há um estudo específico sobre a incidência em guardas municipais, mas há elementos que apontam para uma realidade semelhante.

Por conta dessa realidade, o Núcleo de Atenção Especial à Saúde do Trabalhador (NAEST), coordenadoria da GMA que lida diretamente com o cuidado mental e assistencial aos guardas municipais de Aracaju organizou o encontro. O diretor geral da corporação aproveitou para destacar a importância do cuidado com a saúde mental dos guardiões.

"O debate acerca da saúde mental dos operadores de segurança pública é de suma importância, inclusive para a população em geral. Quando o guardião está bem, mentalmente saudável, ele presta um serviço mais motivado, ele é mais atuante e tem como lidar melhor em situações de gerenciamento de crises e mediação de conflitos", destaca o Subinspetor Fernando Mendonça.

Durante o encontro, os participantes puderam relatar experiências próprias e de terceiros sobre a importância do apoio institucional e de amigos no combate à depressão e ao abuso de substâncias, como o álcool, fatores que muitas vezes levam a pensamentos suicidas.

O GM Harlém foi uma das pessoas que deram seu depoimento acerca dos momentos traumáticos vividos em família que o levaram a passar por tratamento médico e psiquiátrico durante anos, e de como o auxílio recebido de amigos e da instituição o levaram a se reerguer na vida.

"Cheguei ao fundo do poço. Por conta do vício no álcool e de gostar muito da vida noturna, perdi a esposa, o amor dos filhos e tudo o que havia construído. Me envolvi em problemas, fui preso, conheci as drogas na cadeia e tentei o suicídio por quatro vezes. Nesse momento o que me ajudou bastante foi o apoio da instituição através do NAEST, dos colegas de trabalho e de um grupo de apoio. Voltei ao trabalho e pouco a pouco minha vida está sendo reconstruída", relata Harlém emocionado.

Mediado pela assistente social, com atuação na psicanálise, Laudiane Cláudia dos Santos, o encontro motivou os participantes a serem multiplicadores dentro de seus grupos de liderados. "Essa não será uma ação pontual. Nós pretendemos realizar encontros mensais e criar grupos terapêuticos, além de continuar com os atendimentos individuais", frisou.

Atualmente, explica Laudiane, os guardiões vivem um momento difícil em decorrência da pandemia por estarem na linha de frente, correndo todos os riscos inerentes a quem está nessa posição.

"Tudo isso associado aos problemas do cotidiano como situação econômica, questões de cunho pessoal, entre outros, acabam afetando a saúde mental, sendo necessário um cuidado e atenção especiais. Dessa forma, essas pessoas que estão aqui se motivaram a compartilhar os conhecimentos adquiridos com seus liderados, de forma que possamos identificar e ajudar satisfatoriamente todo e qualquer guardião que estiver precisando de ajuda", completa Laudiane.

O secretário Luís Fernando Almeida, destaca a importância desse trabalho. "Reafirmar o nosso apoio a esse trabalho. Torcemos e trabalhamos para que tenhamos uma saúde mental melhor. Que a coletividade possa fazer das nossas instituições locais cada vez mais sadios, proporcionando um melhor apoio à comunidade sergipana", pontuou.